Open Journal Systems

AÇÕES DE PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DA SÍFILIS OFERTADAS À POPULAÇÃO INDÍGENA

Renata Palópoli Pícoli, Luiza Helena de Oliveira Cazola

Resumo


Objetivo: identificar as ações de prevenção da transmissão vertical da sífilis ofertadas à população indígena de Mato Grosso do Sul.
Método: estudo quantitativo, transversal, com 33 enfermeiros, utilizando-se de questionário autoaplicável, de maio a agosto de 2018, contendo três componentes (laboratorial, assistência clínica e promoção da saúde em contexto intercultural). Foi calculada média das respostas e desvio padrão da média.
Resultados: verificou-se a disponibilidade do exame no diagnóstico da sífilis, embora houvesse demora no seu tempo de retorno. Para a assistência clínica, a disponibilidade da penicilina G benzatina e competência profissional para tratar a gestante e o recém-nascido mostraram-se relevantes. Para a promoção da saúde, a capacitação e conhecimento sobre os aspectos socioculturais relacionados à sífilis apresentaram-se frágeis.
Conclusão: o conjunto de ações de prevenção da transmissão vertical da sífilis revela ganhos ainda parciais e comprometem a ampliação de capacidade de resposta das equipes no tratamento da gestante e recém-nascido.


Palavras-chave


População Indígena; Sífilis Congênita; Saúde Materno-Infantil; Cuidado Pré-Natal; Enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.69552