COTIDIANO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO AO IDOSO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MANACAPURU-AMAZONAS

Patrícia da Costa Franco, Arinete Veras Fontes Esteves, Ana Paula Pessoa de Oliveira, Sara Nogueira Sampaio, Eurides Souza de Lima

Resumo


Objetivo: descrever a atuação do enfermeiro no cuidado à pessoa idosa na Estratégia Saúde da Família de Manacapuru-Amazonas.
Método: estudo descritivo, qualitativo, realizado com 16 enfermeiros de 11 Unidades Básicas de Saúde da Família, através de um instrumento semiestruturado, analisado qualitativamente pela Técnica de Análise de Conteúdo.
Resultados: atendimento direcionado para a demanda espontânea e centrado nas patologias; enfermeiros não capacitados para o atendimento específico à população idosa e que enfrentam a deficiência ou ausência do papel familiar no cuidado ao idoso na Estratégia Saúde da Famíila.
Conclusão: o cotidiano das práticas do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família no cuidado ao idoso passa por um déficit significativo devido à falta de planejamento e capacitação profissional.
Diante dessa problemática, é importante que políticas públicas sejam implementadas e direcionadas para o cenário local e regional populacional e de assistência da enfermagem gerontológica.


Palavras-chave


Enfermagem; Assistência Integral à Saúde; Envelhecimento; Saúde do Idoso; Estratégia Saúde da Família.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.68253 ';



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico: 2176-9133