COTIDIANO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO AO IDOSO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MANACAPURU-AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.68253

Palavras-chave:

Enfermagem, Assistência Integral à Saúde, Envelhecimento, Saúde do Idoso, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

Objetivo: descrever a atuação do enfermeiro no cuidado à pessoa idosa na Estratégia Saúde da Família de Manacapuru-Amazonas.
Método: estudo descritivo, qualitativo, realizado com 16 enfermeiros de 11 Unidades Básicas de Saúde da Família, através de um instrumento semiestruturado, analisado qualitativamente pela Técnica de Análise de Conteúdo.
Resultados: atendimento direcionado para a demanda espontânea e centrado nas patologias; enfermeiros não capacitados para o atendimento específico à população idosa e que enfrentam a deficiência ou ausência do papel familiar no cuidado ao idoso na Estratégia Saúde da Famíila.
Conclusão: o cotidiano das práticas do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família no cuidado ao idoso passa por um déficit significativo devido à falta de planejamento e capacitação profissional.
Diante dessa problemática, é importante que políticas públicas sejam implementadas e direcionadas para o cenário local e regional populacional e de assistência da enfermagem gerontológica.

Publicado

22-07-2020

Como Citar

Franco, P. da C., Esteves, A. V. F., Oliveira, A. P. P. de, Sampaio, S. N., & Lima, E. S. de. (2020). COTIDIANO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO AO IDOSO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MANACAPURU-AMAZONAS. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.68253

Edição

Seção

Artigo Original