DISPOSITIVO SEGURO PARA TRANSPORTE INTRA-HOSPITALAR DO RECÉM-NASCIDO JUNTO À SUA MÃE: AVALIAÇÃO E USABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.67424

Palavras-chave:

Recém-Nascido, Segurança do Paciente, Prevenção de Acidentes, Gestão de Riscos, Enfermagem Obstétrica.

Resumo

Objetivo: avaliar a usabilidade do carrega-bebê para o transporte seguro do recém-nascido junto à mãe e a satisfação das puérperas e da equipe de enfermagem.
Método: estudo transversal, desenvolvido no Centro Obstétrico e na Internação Obstétrica, na região sul do Brasil, com 99 puérperas e 66 técnicos/auxiliares de enfermagem, no período de julho a setembro de 2018. Utilizou-se três questionários semiestruturados. Realizada análise descritiva.
Resultados: dos técnicos/auxiliares de enfermagem, 40 eram do Centro Obstétrico e 23 da Internação Obstétrica. 95 puérperas consideraram o dispositivo uma medida de segurança para o recém-nascido. Quanto à satisfação, a nota média da equipe de enfermagem do Centro Obstétrico foi 8,9; na Internação Obstétrica, 9,6; e, para as puérperas, 9,6.
Conclusão: a utilização do carrega-bebê foi bem avaliada pelos profissionais e pelas puérperas, considerando-se que preveniu quedas do recém-nascido durante o transporte. Devem-se considerar as sugestões de melhorias para que o dispositivo seja aprimorado.

 

Biografia do Autor

Thomaz Abramsson Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeiro formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Residente em Enfermagem Obstétrica no Hospital de Clínica de Porto Alegre.

Marcia Simone de Araújo Machado Siebert

Enfermeira chefe da Unidade de Internação Obstétrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Publicado

2020-05-25

Como Citar

Gonçalves, T. A., Gouveia, H. G., Siebert, M. S. de A. M., & Moraes, M. G. (2020). DISPOSITIVO SEGURO PARA TRANSPORTE INTRA-HOSPITALAR DO RECÉM-NASCIDO JUNTO À SUA MÃE: AVALIAÇÃO E USABILIDADE. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.67424

Edição

Seção

Artigo Original