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CENTRAL DE TELECUIDADO: PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM

Tallita Mello Delphino Machado, Rosimere Ferreira Santana, Ana Beatriz Serra Hercules

Resumo


Objetivo: relatar o desenvolvimento e aplicabilidade de uma Central de Telecuidado como
intervenção de enfermagem.
Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de um projeto tecnológico financiado
para criação de uma rede de tecnologia da informação e comunicação para acompanhamento por
telefone de adultos e idosos, utilizando um software on-line para realização das intervenções.
Resultados: o sistema de informação possibilitou a intervenção por telefone de forma sistematizada,
bem como o armazenamento dos dados coletados. No exemplo adotado, de seguimento de
facectomia, demonstrou-se a demanda aumentada de orientações no 1º e 4º dia de pós-operatório,
referente ao controle do desconforto, uso do tampão ocular, limpeza do olho operado, utilização
do colírio, uso dos óculos escuros e orientações quanto ao autocuidado.
Conclusão: o acompanhamento por telefone realizado pela enfermeira favorece a continuidade
dos cuidados em domicílio.


Palavras-chave


Telenfermagem; Cuidados de Enfermagem; Informática em Enfermagem; Enfermagem Geriátrica; Saúde do Idoso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.66666