Open Journal Systems

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Mateus Goulart Alves, Vanessa Oliveira Silva Pereira, Denise Ferreira Gomide Batista, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro, Juliana da Silva Garcia Nascimento, Maria Célia Barcellos Dalri

Resumo


Objetivo: construir e validar um questionário sobre Ressuscitação Cardiopulmonar no adulto em
Suporte Básico de Vida, com o uso do Desfibrilador Externo Automático, no ambiente hospitalar.
Metodologia: pesquisa aplicada, realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo, no período de janeiro de 2017 a março de 2018. Composta por 16
experts em Urgência e Emergência, para selecioná-los foi adotado os critérios de Fehring. Foram
aplicadas as regras do manual do Conselho Nacional de Examinadores Médicos e diretrizes da
American Heart Association. Utilizou-se estatística descritiva e análise de concordância interavaliadores
por AC1 de Gwet. Validado em relação à organização, objetividade e clareza.
Resultados: questionário validado com 20 questões de Múltipla Escolha com concordância interavaliadores
“quase perfeita”.
Conclusão: o questionário mostrou-se válido para utilização como instrumento de avaliação sobre
o assunto abordado.


Palavras-chave


Inquéritos e Questionários; Ensino; Aprendizagem; Avaliação Educacional; Reanimação Cardiopulmonar.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.64560