CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.64560

Palavras-chave:

Inquéritos e Questionários, Ensino, Aprendizagem, Avaliação Educacional, Reanimação Cardiopulmonar.

Resumo

Objetivo: construir e validar um questionário sobre Ressuscitação Cardiopulmonar no adulto em
Suporte Básico de Vida, com o uso do Desfibrilador Externo Automático, no ambiente hospitalar.
Metodologia: pesquisa aplicada, realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo, no período de janeiro de 2017 a março de 2018. Composta por 16
experts em Urgência e Emergência, para selecioná-los foi adotado os critérios de Fehring. Foram
aplicadas as regras do manual do Conselho Nacional de Examinadores Médicos e diretrizes da
American Heart Association. Utilizou-se estatística descritiva e análise de concordância interavaliadores
por AC1 de Gwet. Validado em relação à organização, objetividade e clareza.
Resultados: questionário validado com 20 questões de Múltipla Escolha com concordância interavaliadores
“quase perfeita”.
Conclusão: o questionário mostrou-se válido para utilização como instrumento de avaliação sobre
o assunto abordado.

Biografia do Autor

Mateus Goulart Alves, Faculdade Atenas, Campus Passos

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Fundação de Ensino Superior de Passos (2006). Pós graduado em Enfermagem em Cardiologia e Terapia Intensiva pela Uniararas (2008). Atualmente é docente na Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus de Passos e enfermeiro no CISSUL/SAMU - Base de Passos. Atuou como enfermeiro na UTI Adulto da Santa Casa de Misericórdia de Passos por 10 anos, sendo coordenador de enfermagem por 4 anos.

Vanessa Oliveira Silva Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais

Denise Ferreira Gomide Batista, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Mestranda na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutoranda na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutoranda na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Maria Célia Barcellos Dalri, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP

Publicado

19-09-2019

Como Citar

Alves, M. G., Pereira, V. O. S., Batista, D. F. G., Cordeiro, A. L. P. de C., Nascimento, J. da S. G., & Dalri, M. C. B. (2019). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.64560

Edição

Seção

Artigo Original