EXPRESSÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM TESES E DISSERTAÇÕES DE UM LABORATÓRIO DE PESQUISA E TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE (1994-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62147

Palavras-chave:

Pesquisa em enfermagem, Grupos de pesquisa, Modelos educacionais, Educação em enfermagem, Educação de pós-graduação em enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar como as tendências pedagógicas se expressam nas investigações científicas do
Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde, da Universidade
Federal de Santa Catarina.
Método: pesquisa qualitativa, utilizando análise documental de teses e dissertações produzidas no
período 1994-2017. A coleta dos dados ocorreu de março a maio de 2018. Dados tratados à luz
da análise de conteúdo.
Resultados: identificaram-se 106 documentos. Destes, 89 se filiam à tendência libertadora/criativa,
17 se aproximam da tendência progressista e não foram evidenciados estudos exclusivamente
relacionados à tendência pedagógica convencional.
Conclusões: as teses e dissertações do Laboratório de Pesquisa trabalharam a educação em
enfermagem a partir de perspectiva pautada, majoritariamente, pela tendência pedagógica
libertadora/criativa. Este estudo contribui para a construção do conhecimento na enfermagem
por reconhecer os pressupostos pedagógicos utilizados por pesquisadores da área, essencial para
identificar quais posicionamentos políticos a enfermagem brasileira assume em suas investigações
científicas.

Biografia do Autor

André Lucas Maffissoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marina da Silva Sanes, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Franciane Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Jussara Gue Martini, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Enfermagem e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Monica Motta Lino, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Silvana Silveira Kempfer, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

28-06-2019

Como Citar

Maffissoni, A. L., Sanes, M. da S., Schneider, F., Martini, J. G., Lino, M. M., & Kempfer, S. S. (2019). EXPRESSÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM TESES E DISSERTAÇÕES DE UM LABORATÓRIO DE PESQUISA E TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE (1994-2017). Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62147

Edição

Seção

Artigo Original