AÇÕES PROMOCIONAIS À SAÚDE DO TRABALHADOR EM EMPRESAS: CONTRIBUIÇÃO INTERDISCIPLINAR

Daniela Inês Thier Roloff, Marlise Capa Verde Almeida de Mello, Clarice Alves Bonow, Marta Regina Cezar-Vaz

Resumo


Objetivo: analisar as ações de promoção à saúde de Serviços Especializados em Engenharia de
Segurança e em Medicina do Trabalho de empresas e as ações de promoção à saúde de empresas
em suas páginas oficiais na internet.
Método: qualitativo, exploratório e descritivo, com 34 profissionais da saúde e segurança do
trabalho de sete empresas do Sul do Brasil. Entrevistas realizadas em 2015 e pesquisa documental,
em 2016, para Análise de Conteúdo.
Resultados: duas categorias de análise foram construídas e intituladas “Atividades promocionais
à saúde: relato dos profissionais” e “Atividades promocionais à saúde: comunicação pública das
empresas”.
Considerações finais: as ações de promoção da saúde são realizadas no âmbito organizacional,
sendo que as ações dos profissionais são voltadas ao trabalhador e ambiente de trabalho e as
ações propagadas pelas empresas são voltadas à gestão integrada no processo de trabalho,
desenvolvimento pessoal, responsabilidades ambiental, social e econômica.


Palavras-chave


Saúde do Trabalhador; Serviços de Saúde do Trabalhador; Promoção da Saúde; Ambiente de Trabalho.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.61042 ';



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