AÇÕES PROMOCIONAIS À SAÚDE DO TRABALHADOR EM EMPRESAS: CONTRIBUIÇÃO INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.61042

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Serviços de Saúde do Trabalhador, Promoção da Saúde, Ambiente de Trabalho.

Resumo

Objetivo: analisar as ações de promoção à saúde de Serviços Especializados em Engenharia de
Segurança e em Medicina do Trabalho de empresas e as ações de promoção à saúde de empresas
em suas páginas oficiais na internet.
Método: qualitativo, exploratório e descritivo, com 34 profissionais da saúde e segurança do
trabalho de sete empresas do Sul do Brasil. Entrevistas realizadas em 2015 e pesquisa documental,
em 2016, para Análise de Conteúdo.
Resultados: duas categorias de análise foram construídas e intituladas “Atividades promocionais
à saúde: relato dos profissionais” e “Atividades promocionais à saúde: comunicação pública das
empresas”.
Considerações finais: as ações de promoção da saúde são realizadas no âmbito organizacional,
sendo que as ações dos profissionais são voltadas ao trabalhador e ambiente de trabalho e as
ações propagadas pelas empresas são voltadas à gestão integrada no processo de trabalho,
desenvolvimento pessoal, responsabilidades ambiental, social e econômica.

Publicado

15-07-2019

Como Citar

Roloff, D. I. T., Mello, M. C. V. A. de, Bonow, C. A., & Cezar-Vaz, M. R. (2019). AÇÕES PROMOCIONAIS À SAÚDE DO TRABALHADOR EM EMPRESAS: CONTRIBUIÇÃO INTERDISCIPLINAR. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.61042

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Artigo Original