FIBRILAÇÃO ATRIAL EM PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE CONTÍNUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.60386

Palavras-chave:

Fibrilação Atrial, Arritmias cardíacas, Doenças Cardiovasculares, Diálise renal, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever a prevalência de fibrilação atrial, o perfil epidemiológico e o tratamento utilizado em pacientes submetidos à hemodiálise contínua.
Método: estudo quantitativo, transversal, realizado em 2017, com 110 pacientes internados num Centro de Terapia Intensiva de hospital privado de grande porte de Porto Alegre.
Resultados: evidenciaram-se 36 (32,7%) ocorrências de fibrilação atrial durante a hemodiálise, com predominância da raça branca, sexo masculino em 25 (69,4%) e idade média de 75,2 ± 10,5. Verificou-se que 22 (61,1%) desencadearam o primeiro episódio de Fibrilação Atrial. A hipertensão arterial sistêmica e a obesidade foram as comorbidades de maior prevalência. Houve evidência maior de cardioversão química em 30 e elétrica em seis pacientes.
Conclusão: evidenciou-se alta prevalência de fibrilação atrial em pacientes submetidos à hemodiálise contínua, o que denota a necessidade de competências específicas dos profissionais para a identificação, manejo das intercorrências cardiológicas e registros de qualidade acerca dos eventos.

Biografia do Autor

Lucas da Piedade Primon, Hospital Moinhos de Vento

Enfermeiro. Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário FADERGS. Pós-Graduando em Terapia Intensiva e Emergência (HMV). Enfermeiro Assistencial do Hospital Moinhos de Vento (HMV). Porto Alegre, RS, Brasil.

Fernando Riegel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutor em Enfermagem (UFRGS). Mestre em Educação (UNISINOS).

Diana da Silva Russo, Hospital Moinhos de Vento

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde: Cardiologia. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva, Emergência e Cardiologia. Enfermeira Assistencial do Hospital Moinhos de Vento (HMV). Porto Alegre, RS, Brasil.

Publicado

2019-06-05

Como Citar

Primon, L. da P., Riegel, F., & Russo, D. da S. (2019). FIBRILAÇÃO ATRIAL EM PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE CONTÍNUA. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.60386

Edição

Seção

Artigo Original