Open Journal Systems

FIBRILAÇÃO ATRIAL EM PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE CONTÍNUA

Lucas da Piedade Primon, Fernando Riegel, Diana da Silva Russo

Resumo


Objetivo: descrever a prevalência de fibrilação atrial, o perfil epidemiológico e o tratamento utilizado em pacientes submetidos à hemodiálise contínua.
Método: estudo quantitativo, transversal, realizado em 2017, com 110 pacientes internados num Centro de Terapia Intensiva de hospital privado de grande porte de Porto Alegre.
Resultados: evidenciaram-se 36 (32,7%) ocorrências de fibrilação atrial durante a hemodiálise, com predominância da raça branca, sexo masculino em 25 (69,4%) e idade média de 75,2 ± 10,5. Verificou-se que 22 (61,1%) desencadearam o primeiro episódio de Fibrilação Atrial. A hipertensão arterial sistêmica e a obesidade foram as comorbidades de maior prevalência. Houve evidência maior de cardioversão química em 30 e elétrica em seis pacientes.
Conclusão: evidenciou-se alta prevalência de fibrilação atrial em pacientes submetidos à hemodiálise contínua, o que denota a necessidade de competências específicas dos profissionais para a identificação, manejo das intercorrências cardiológicas e registros de qualidade acerca dos eventos.


Palavras-chave


Fibrilação Atrial; Arritmias cardíacas; Doenças Cardiovasculares; Diálise renal; Enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.60386