AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA EQUIPE TÉCNICA DE ESCOLAS DE ENSINO ESPECIALIZADO

Autores

  • Jackeline Gonçalves Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Ingrydy Maria da Silva
  • Christine Baccarat de Godoy UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Ana Paula dos Santos Jesus Marques França ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO (ESEP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.60340

Palavras-chave:

Primeiros socorros, Capacitação, Pessoas com deficiência, Educação especial, Crianças.

Resumo

Objetivo: analisar o efeito de atividade educativa sobre primeiros socorros em acidentes escolares.
Metodologia: estudo quase experimental do tipo antes e depois, realizado com a equipe técnica
de escolas de ensino especializado para pessoas com deficiência, no estado do Mato Grosso, entre
fevereiro e agosto de 2017. Foi realizado o teste não paramétrico de McNemar para analisar o
efeito da atividade educativa.
Resultados: participaram 76 profissionais de nível médio, 62 (81,6%) eram do sexo feminino,
66 (86,8%) eram Auxiliares de Desenvolvimento Infantil. Dos profissionais, 35 (46,1%) nunca
participaram de treinamento ou atividade educativa sobre primeiros socorros. Houve significância
para o aumento de acerto em todas as questões após o terinamento (p<0,05).
Conclusão: os profissionais da equipe técnica apresentaram conhecimento prévio insuficiente sobre
primeiros socorros e o treinamento melhora a segurança dos alunos e contribui para a sociedade
em que estão inseridos. Evidencia-se a importância da inserção do enfermeiro no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Jackeline Gonçalves Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Enfermeira, professora mestre em enfermagem (Area de estudo saúde da Criança e do adolescente) doutoranda do Programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente em doutorado sanduíche na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP- Portugal)

Ingrydy Maria da Silva

Graduanda de enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Bolsista de iniciação científica pela CNPq, Ingrydy Maria da Silva. Cuiabá, MT, Brasil.  

Christine Baccarat de Godoy, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Enfermeira, Pós-Doutora em Saúde Pública. Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFMT. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. 

Ana Paula dos Santos Jesus Marques França, ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO (ESEP)

Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. Doutora em Ciências Filosóficas. Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Porto, Portugal.

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Brito, J. G., Silva, I. M. da, Godoy, C. B. de, & França, A. P. dos S. J. M. (2019). AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA EQUIPE TÉCNICA DE ESCOLAS DE ENSINO ESPECIALIZADO. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.60340

Edição

Seção

Artigo Original