AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA EQUIPE TÉCNICA DE ESCOLAS DE ENSINO ESPECIALIZADO
Resumo
Objetivo: analisar o efeito de atividade educativa sobre primeiros socorros em acidentes escolares.
Metodologia: estudo quase experimental do tipo antes e depois, realizado com a equipe técnica
de escolas de ensino especializado para pessoas com deficiência, no estado do Mato Grosso, entre
fevereiro e agosto de 2017. Foi realizado o teste não paramétrico de McNemar para analisar o
efeito da atividade educativa.
Resultados: participaram 76 profissionais de nível médio, 62 (81,6%) eram do sexo feminino,
66 (86,8%) eram Auxiliares de Desenvolvimento Infantil. Dos profissionais, 35 (46,1%) nunca
participaram de treinamento ou atividade educativa sobre primeiros socorros. Houve significância
para o aumento de acerto em todas as questões após o terinamento (p<0,05).
Conclusão: os profissionais da equipe técnica apresentaram conhecimento prévio insuficiente sobre
primeiros socorros e o treinamento melhora a segurança dos alunos e contribui para a sociedade
em que estão inseridos. Evidencia-se a importância da inserção do enfermeiro no ambiente escolar.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.60340