Open Journal Systems

AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA EQUIPE TÉCNICA DE ESCOLAS DE ENSINO ESPECIALIZADO

Jackeline Gonçalves Brito, Ingrydy Maria da Silva, Christine Baccarat de Godoy, Ana Paula dos Santos Jesus Marques França

Resumo


Objetivo: analisar o efeito de atividade educativa sobre primeiros socorros em acidentes escolares.
Metodologia: estudo quase experimental do tipo antes e depois, realizado com a equipe técnica
de escolas de ensino especializado para pessoas com deficiência, no estado do Mato Grosso, entre
fevereiro e agosto de 2017. Foi realizado o teste não paramétrico de McNemar para analisar o
efeito da atividade educativa.
Resultados: participaram 76 profissionais de nível médio, 62 (81,6%) eram do sexo feminino,
66 (86,8%) eram Auxiliares de Desenvolvimento Infantil. Dos profissionais, 35 (46,1%) nunca
participaram de treinamento ou atividade educativa sobre primeiros socorros. Houve significância
para o aumento de acerto em todas as questões após o terinamento (p<0,05).
Conclusão: os profissionais da equipe técnica apresentaram conhecimento prévio insuficiente sobre
primeiros socorros e o treinamento melhora a segurança dos alunos e contribui para a sociedade
em que estão inseridos. Evidencia-se a importância da inserção do enfermeiro no ambiente escolar.


Palavras-chave


Primeiros socorros; Capacitação; Pessoas com deficiência; Educação especial; Crianças.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.60340