Open Journal Systems

APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA EM ADULTOS: PRODUÇÃO TECNOLÓGICA EM ENFERMAGEM

Wanessa Cristina Tomaz dos Santos Barros, Grace Terezinha Marcon Dal Sasso, Ana Graziela Alvarez, Saulo Fábio Ramos, Sabrina Regina Martins

Resumo


Objetivo: desenvolver um aplicativo para a avaliação do nível de consciência em adultos.
Método: produção tecnológica, estruturada a partir do referencial teórico da metodologia da aprendizagem baseada em problemas e desenvolvido considerando os passos do design instrucional contextualizado (análise, design, desenvolvimento, avaliação). Estudo realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, de maio de 2014 a abril de 2015.
Resultados: o aplicativo apresenta os conteúdos: escalas para avaliação do nível de consciência, avaliação pupilar, reflexos e padrão respiratório, apresentados aos usuários por meio de textos curtos com breves explicações, imagens e vídeos.
Conclusão: o aplicativo pode facilitar o estudo sobre a temática em qualquer hora ou local, permitindo inclusive sua aplicação à beira do leito, contribuindo assim para melhorias do ensino, assistência e segurança de pacientes em estado crítico. O resultado da avaliação da tecnologia por docentes e estudantes será objeto de estudos futuros.


Palavras-chave


Informática em enfermagem; Tecnologia biomédica; Desenvolvimento Tecnológico; Transtornos da consciência; Enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.60338