Open Journal Systems

O ENFERMEIRO NOS PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DO USO DE ANTIMICROBIANOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Adriana Maria da Silva Felix, Sandra Regina Toffolo

Resumo


Objetivo: investigar na literatura publicações acerca da participação do enfermeiro nos programas de gestão do uso de antimicrobianos.
Método: revisão integrativa com busca nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System on Line, Literatura Latino-Americana de Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Como critérios de inclusão, foram selecionados artigos disponíveis na íntegra, publicados entre janeiro de 2007 e maio de 2018, nos idiomas português, inglês ou espanhol.
Resultados: foram encontrados 140 artigos, 12 atenderam aos critérios de inclusão, e foram organizados em três categorias: “competências do enfermeiro nos programas de gestão do uso de antimicrobianos” (cinco artigos), “déficit de conhecimento e necessidade de capacitação” (seis artigos) e “ação sistêmica” (um artigo).
Conclusão: os enfermeiros podem contribuir de forma substancial com os Programas de Gerenciamento do uso de Antimicrobianos, porém são necessárias ações educacionais, pesquisas e políticas públicas para que a sua participação seja efetiva.


Palavras-chave


Farmacorresistência Bacteriana Múltipla; Enfermeiro; Gestão de Antimicrobianos; Competência Profissional; Revisão Sistemática.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.59324