Open Journal Systems

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS SOBRE CATETERIZAÇÃO VENOSA PERIFÉRICA EM PEDIATRIA

Viviane Reis Fontes da Silva, Isabella Barbosa Meireles, César Cheng, Roberto Carlos Lyra da Silva, Carlos Roberto Lyra da Silva, Luiz Carlos Santiago

Resumo


Objetivo: analisar a produção intelectual sobre cateterização venosa periférica pediátrica, disponibilizada na base Scopus.
Método: estudo bibliométrico que abordou a produção registrada eletronicamente de 1969 a 2018, com análise estatística descritiva.
Resultados: foram recuperados 213 artigos publicados em 123 periódicos. A Enfermagem contribuiu com 21 (9,8%) artigos da área de Saúde. Os Estados Unidos lideraram com 92 artigos (43,1%). O estudo mostra as limitações da estratificação de periódicos pelo WebQualis ao demonstrar que 41 (33,36%) periódicos não constam em nenhum estrato Qualis.
Conclusão: os dados elaborados por meio estudo mensuraram a contribuição do conhecimento científico derivado das publicações acerca da cateterização. Portanto, seus indicadores podem ser úteis para o planejamento e a execução de novas pesquisas, e para o conhecimento da comunidade científica sobre o sistema em que está inserida.


Palavras-chave


Enfermagem; Bibliometria; Fator de Impacto; Cateterismo Periférico; Pediatria.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.59232