Open Journal Systems

COMPORTAMENTO PROATIVO DE ENFERMEIROS HOSPITALARES: COMPARAÇÃO ENTRE CARGOS

Thiago Dal Molin, João Lucas Campos de Oliveira, Nelsi Salete Tonini, Rafael Muniz de Oliveira, Drieli Wawzeniak de Anchieta, Gleicy Kelly Teles da Silva, Ronan Felipe de Souza

Resumo


Objetivo: analisar o comportamento proativo entre enfermeiros hospitalares e comparar a proatividade entre cargos.
Método: Pesquisa transversal, quantitativa, realizada com (n=42) enfermeiros assistenciais e (n=21) enfermeiros coordenadores de um hospital universitário público do Paraná, com coleta de dados de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Utilizou-se formulário autoaplicado para extração de variáveis de caracterização socioprofissional e da versão reduzida validada da Escala de Comportamentos Proativos nas Organizações. Aos dados tabulados procedeu-se análise estatística descritiva e inferencial.
Resultados: o grupo de enfermeiros coordenadores obteve melhores médias em todos os itens da escala comparando-se ao grupo de enfermeiros assistenciais. A concentração dos coordenadores (91%) foi classificada como de forte comportamento proativo. Houve diferença estatística em dois itens do instrumento, reforçando o melhor comportamento proativo entre os ocupantes de cargo gerencial.
Conclusão: o comportamento proativo dos enfermeiros é positivo na sua autopercepção, em especial de coordenadores.


Palavras-chave


Enfermagem; Gestão em saúde; Competência profissional; Pesquisa em administração de enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.58174