Open Journal Systems

PRESCRIÇÃO E USO DE METRONIDAZOL PARA CONTROLE DO ODOR EM FERIDAS NEOPLÁSICAS

Nauã Rodrigues de Souza, Maria Theresa Camilo de Lima, Rayanne Paullyne da Silva Batista, Aline Milany da Silva Santos, Magaly Bushatsky, Isabel Cristina Ramos Vieira Santos

Resumo


Objetivo: verificar os aspectos relacionados à prescrição, preparo e administração do metronidazol para controle do odor em feridas neoplásicas.
Metodologia: estudo transversal, com 80 profissionais de saúde de cinco hospitais referência em oncologia em Recife-PE, entre agosto e outubro de 2017. Foram analisadas as variáveis: caracterização profissional, critérios para prescrição, apresentação, diluição, aplicação, frequência e cuidados na aplicação. Calculou-se média e desvio padrão para as variáveis racionais discretas, e para categóricas dicotômicas, teste qui-quadrado com correção de Yates.
Resultados: os enfermeiros caracterizaram-se pelo pouco tempo de experiência (1-3 anos), menor frequência de especialização comparados aos médicos, porém maior frequência de atualização em cuidados paliativos. Quanto à prescrição e utilização do produto, observou-se prescrições alternativas e empíricas, com maceração de comprimidos 14 (53,8%) ou solução injetável em cinco (19,3%).
Conclusão: resultados evidenciam a escassa literatura sobre a temática e levantam a necessidade de construção de protocolos fundamentados em evidências científicas.


Palavras-chave


Enfermagem oncológica; Ferimentos e Lesões; Anti-Infecciosos; Metronidazol; Odorantes.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.57906