Open Journal Systems

IMPLANTAÇÃO DE CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA POR ENFERMEIROS EM ADOLESCENTES

Nathália da Silva Pimentel Reis, Maria Fabiane Galdino dos Santos, Dayana Carvalho Leite, Helena Ferraz Gomes, Ellen Marcia Peres, Eugenio Fuentez Perez Junior

Resumo


RESUMO
Objetivo: analisar o perfil do processo de implantação do Cateter Central de Inserção Periférica, por enfermeiros capacitados, em adolescentes atendidos em um Hospital Universitário do Rio de Janeiro.
Método: estudo documental, descritivo, retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado entre janeiro de 2007 e dezembro de 2015. A amostra constituiu-se de 68 prontuários de adolescentes. Foram selecionados prontuários de adolescentes de 12 a 18 anos disponíveis no serviço de arquivo médico e que continham informações acerca do processo de implantação do cateter, e excluídos os dos pacientes que foram transferidos e não retiraram o cateter na instituição.
Resultados: constatou-se que 48 dos cateteres foram implantados em adolescentes do sexo masculino como diagnóstico médico doença onco-hematológica tendo como indicação terapêutica predominante a quimioterapia.
Conclusão: O estudo contribuiu para a ampliação do conhecimento sobre o uso deste cateter, além de proporcionar subsídios para a realização de pesquisas e capacitação profissional.


Palavras-chave


Enfermagem; Adolescente; Cateterismo periférico; Cateterismo Venoso Central.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.55639