IMPLANTAÇÃO DE CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA POR ENFERMEIROS EM ADOLESCENTES
Resumo
RESUMO
Objetivo: analisar o perfil do processo de implantação do Cateter Central de Inserção Periférica, por enfermeiros capacitados, em adolescentes atendidos em um Hospital Universitário do Rio de Janeiro.
Método: estudo documental, descritivo, retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado entre janeiro de 2007 e dezembro de 2015. A amostra constituiu-se de 68 prontuários de adolescentes. Foram selecionados prontuários de adolescentes de 12 a 18 anos disponíveis no serviço de arquivo médico e que continham informações acerca do processo de implantação do cateter, e excluídos os dos pacientes que foram transferidos e não retiraram o cateter na instituição.
Resultados: constatou-se que 48 dos cateteres foram implantados em adolescentes do sexo masculino como diagnóstico médico doença onco-hematológica tendo como indicação terapêutica predominante a quimioterapia.
Conclusão: O estudo contribuiu para a ampliação do conhecimento sobre o uso deste cateter, além de proporcionar subsídios para a realização de pesquisas e capacitação profissional.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.55639 ';

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br
Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)
Versão eletrônica ISSN 2176-9133