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PRÁTICA EDUCATIVA COM ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: NÃO À LESÃO POR PRESSÃO

Cilene Fernandes Soares, Ivonete Teresinha Shulter Buss Heidemann, Michelle Kuntz Durand, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Claudia Cossentino Bruck Marçal, Juliana Martins Ferreira

Resumo


Objetivos: Analisar, a partir da visão dos enfermeiros da Atenção Primária, as contribuições da prática educativa na
prevenção da Lesão por Pressão e promoção da saúde. Método: Estudo Convergente Assistencial com 20 enfermeiros,
realizado entre julho e agosto de 2014, no Estado de Santa Catarina, desenvolvido em duas etapas e quatro encontros,
sendo a primeira entrevista com a utilização de questionário e, posteriormente, três oficinas. Resultados: Os dados
foram analisados e resultaram em duas categorias: Diga não à Lesão por Pressão e A prática do enfermeiro na prevenção
da LP e promoção da saúde na APS, que expressaram aquisição e aprimoramento de conhecimentos, construção do
novo saber, contribuindo para ações de saúde. Conclusão: A prática educativa alcançou seu propósito, inovando e
renovando o conhecimento dos enfermeiros no cuidado preventivo e promoção da saúde. São essenciais capacitações
contínuas, refletindo em ganhos na prática assistencial e científica da Enfermagem.


Palavras-chave


Enfermagem; Lesão por pressão; Atenção primária à saúde; Prevenção de doenças; Promoção da saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i3.55197