PRÁTICA EDUCATIVA COM ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: NÃO À LESÃO POR PRESSÃO

Autores

  • Cilene Fernandes Soares Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ivonete Teresinha Shulter Buss Heidemann UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Michelle Kuntz Durand UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Claudia Cossentino Bruck Marçal UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Juliana Martins Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.55197

Palavras-chave:

Enfermagem, Lesão por pressão, Atenção primária à saúde, Prevenção de doenças, Promoção da saúde.

Resumo

Objetivos: Analisar, a partir da visão dos enfermeiros da Atenção Primária, as contribuições da prática educativa na
prevenção da Lesão por Pressão e promoção da saúde. Método: Estudo Convergente Assistencial com 20 enfermeiros,
realizado entre julho e agosto de 2014, no Estado de Santa Catarina, desenvolvido em duas etapas e quatro encontros,
sendo a primeira entrevista com a utilização de questionário e, posteriormente, três oficinas. Resultados: Os dados
foram analisados e resultaram em duas categorias: Diga não à Lesão por Pressão e A prática do enfermeiro na prevenção
da LP e promoção da saúde na APS, que expressaram aquisição e aprimoramento de conhecimentos, construção do
novo saber, contribuindo para ações de saúde. Conclusão: A prática educativa alcançou seu propósito, inovando e
renovando o conhecimento dos enfermeiros no cuidado preventivo e promoção da saúde. São essenciais capacitações
contínuas, refletindo em ganhos na prática assistencial e científica da Enfermagem.

Biografia do Autor

Cilene Fernandes Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

ENFERMEIRA ASSISTENCIAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE. SAÚDE DO ADULTO. CUIDADO DE PESSOAS COM FERIDAS E ESTOMIAS.

ENFERMEIRA ASSISTENCIAL DA ALTA COMPLEXIDADE. ÁREA MÉDICO-CIRÚRGICO. SAÚDE DA MULHER.

Ivonete Teresinha Shulter Buss Heidemann, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOCENTE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Michelle Kuntz Durand, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CATARINA

Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE ENEFREMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Claudia Cossentino Bruck Marçal, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDARLA DE SANTA CATARINA

Juliana Martins Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

MESTRANDA DA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERISDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Soares, C. F., Heidemann, I. T. S. B., Durand, M. K., Costa, M. F. B. N. A. da, Marçal, C. C. B., & Ferreira, J. M. (2018). PRÁTICA EDUCATIVA COM ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: NÃO À LESÃO POR PRESSÃO. Cogitare Enfermagem, 23(3). https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.55197

Edição

Seção

Artigo Original