QUALIDADE DE VIDA E FATORES ASSOCIADOS EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS

Autores

  • Juliana da Rocha Cabral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Yasmim Talita de Moraes Ramos UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Luciana da Rocha Cabral Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
  • Danielle Chianca de Andrade Moraes UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Magaly Bushatsky UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Regina Celia de Oliveira UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i2.54742

Palavras-chave:

Qualidade de vida, vírus da imunodeficiência humana, Síndrome da imunodeficiência adquirida, Saúde, Epidemiologia.

Resumo

Objetivo: avaliar a qualidade de vida de pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana/Síndrome da imunodeficiência adquirida. Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo, realizado com 150 indivíduos cadastrados em um serviço de assistência especializada em Pernambuco, Brasil, entre os meses de fevereiro e agosto de 2016. Para a análise dos dados, utilizou-se dos testes Kolmogorov-Smirnov, Friedman, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Resultados: sexo e renda familiar foram mais influentes na alteração da qualidade de vida, e o domínio com maior quantitativo de fatores influenciáveis na mensuração desta variável foi a espiritualidade. Conclusão: conclui-se que a qualidade de vida de pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana/Síndrome da imunodeficiência adquirida mostra-se prejudicada. Compreender a qualidade de vida como forma de percepção da existência humana, nas esferas objetivas e subjetivas, torna-se essencial, visto que viver com o vírus afeta os indivíduos em todas as áreas da vida.

Biografia do Autor

Juliana da Rocha Cabral, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação da Universidade de Pernambuco/Univerisdade Estadual da Paraíba. 

Yasmim Talita de Moraes Ramos, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Luciana da Rocha Cabral, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Enfermeira. Pós-graduanda em saúde da mulher pelo Programa de Residência em Enfermagem IMIP, Recife-PE, Bras Recife, Pernambuco, Brasil.

Danielle Chianca de Andrade Moraes, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação da Universidade de Pernambuco/Univerisdade Estadual da Paraíba.

Magaly Bushatsky, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Docente da Faculdade Nossa Senhora das Graças – Universidade  de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Regina Celia de Oliveira, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco. Vice-coordenadora do Programa Associado de Pós-graduação UPE/UEPB, Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

08-08-2018

Como Citar

Cabral, J. da R., Ramos, Y. T. de M., Cabral, L. da R., Moraes, D. C. de A., Bushatsky, M., & de Oliveira, R. C. (2018). QUALIDADE DE VIDA E FATORES ASSOCIADOS EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS. Cogitare Enfermagem, 23(2). https://doi.org/10.5380/ce.v23i2.54742

Edição

Seção

Artigo Original