Open Journal Systems

SOBRECARGA E SATISFAÇÃO DOS FAMILIARES DE PACIENTES COM ESQUIZOFRENIA

Marcos Hirata Soares, Adriano Luiz da Costa Farinasso, Cristiane de Souza Gonçalves, Fernanda Pâmela Machado, Layla Karina Ferrari Ramos Mariano, Caroline Dominique dos Santos

Resumo


Objetivo: avaliar a atenção psicossocial pela ótica do familiar do paciente esquizofrênico.
Metódo: estudo correlacional com 40 familiares no Centro de Atenção Psicossocial III de Londrina-PR, entre 2015 e 2016. Foram obtidas variáveis relacionadas à caracterização sociodemográfica e das escalas de avaliação da sobrecarga e de satisfação de familiares. Os dados foram analisados com medidas de tendência central e de correlação.
Resultados: 24 cuidadores eram mulheres, 23 eram casados e a idade média foi 46 anos. A média de satisfação foi 4,37, a média global para a sobrecarga objetiva foi 2,26 e a sobrecarga subjetiva foi de 2,09.
Conclusão: Embora muito satisfeitos, diferenças nos escores de sobrecarga revelaram que os familiares recebem bom suporte psicoeducativo, mas a sobrecarga gerada pela preocupação com o ente familiar é o aspecto que mais gera sorimento. Tais resultados podem nortear o enfermeiro no direcionamento das ações de suporte aos familiares, reduzindo a sobrecarga familiar.


Palavras-chave


Relações familiares; Pesquisa sobre serviços de saúde; Cuidadores; Esquizofrenia; Enfermagem psiquiátrica; Escalas.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.54729