O CONTEXTO DE TRABALHO E OS FATORES INTERVENIENTES AO CONSUMO DE PESQUISA POR ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS*

Autores

  • Ítalo Rodolfo Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0002-2882-1877
  • Thiago Privado da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Maria José Carvalho Ferreira Marinha do Brasil.
  • Sabrina Ayd Pereira José Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Joséte Luzia Leite UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i2.53447

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestão do conhecimento, Pesquisa, Organização institucional, Cultura organizacional.

Resumo

Objetivo: compreender, na perspectiva de enfermeiros assistenciais e pesquisadores, as influências que o contexto de trabalho exerce sobre o consumo de pesquisa por enfermeiros assistenciais. Metodologia: pesquisa qualitativa cujos referenciais teórico e metodológico foram a Teoria da Complexidade e a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram 10 enfermeiros assistenciais e seis enfermeiros pesquisadores, vinculados a instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram captados mediante entrevista semiestruturada, entre outubro de 2014 e março de 2015. Resultados: dimensões da cultura organizacional e do gerenciamento de enfermagem surgiram como aspectos influenciadores do consumo de pesquisa pelo enfermeiro assistencial. Nestes, estão: liderança, recursos humanos, físicos, flexibilidade e incentivo para a busca de competências a partir da pesquisa. Conclusão: na dimensão assistencial, o consumo de pesquisa é influenciado por fatores multifacetados, relacionados com a valorização do capital humano que sofre e exerce influência na dinâmica organizacional a partir do conhecimento científico atualizado.

Biografia do Autor

Ítalo Rodolfo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeiro, graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e Doutor em Enfermagem, titulado pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto I do Curso de Enfermagem da UFRJ - Campus Macaé, na área de Metodologia da Assistência e do Ensino de Enfermagem. Professor no Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da EEAN/UFRJ; Membro do Núcleo de Pesquisa Gestão em Saúde e Exercício Profissional da Enfermagem - GESPEn/EEAN/UFRJ; Grupo de Estudo e Pesquisa na Saúde da Família, da Criança e do Adolescente GEPSFCA/UFMA. Sócio da Sociedade Brasileira de Enfermagem e da Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing. Está substituto eventual da Coordenação de Pesquisa da UFRJ Campus Macaé Prof. Aloísio Teixeira (2016-2018). Áreas de pesquisa: Gerenciamento em Enfermagem; Saúde do Adolescente; Gestão do Conhecimento Científico na Enfermagem.

Thiago Privado da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem.

Maria José Carvalho Ferreira, Marinha do Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem.

Sabrina Ayd Pereira José, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Joséte Luzia Leite, UFRJ

Emfermeira. Livre Docente. Emérita. Doutora em Enfermagem.

Publicado

23-05-2018

Como Citar

Silva, Ítalo R., da Silva, T. P., Ferreira, M. J. C., José, S. A. P., & Leite, J. L. (2018). O CONTEXTO DE TRABALHO E OS FATORES INTERVENIENTES AO CONSUMO DE PESQUISA POR ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS*. Cogitare Enfermagem, 23(2). https://doi.org/10.5380/ce.v23i2.53447

Edição

Seção

Artigo Original