MORBIDADE PSICOLÓGICA E IMPLICAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DE ADULTOS APÓS CIRURGIA ONCOLÓGICA

Autores

  • Luciana Regina Ferreira da Mata Universidade Federal de São João del-Rei / UFSJ
  • Ana Cláudia da Cunha
  • Cristiane de Souza Lima Ziviani
  • Túlio Gonçalves da Fonseca
  • Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes
  • Patrícia Peres de Oliveira http://orcid.org/0000-0002-3025-5034

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i1.53089

Palavras-chave:

Oncologia, Ansiedade, Depressão, Período pós-operatório, Enfermagem oncológica.

Resumo

Objetivo: avaliar o constructo morbidade psicológica (ansiedade/depressão) em adultos submetidos à cirurgia oncológica no pós-operatório, bem como sua possível relação com a recuperação cirúrgica. Método: estudo correlacional, realizado com 96 adultos submetidos a cirurgia oncológica internados em hospital mineiro de grande porte, entre agosto e dezembro de 2015, mediante questionário sociodemográfico, Escala Hospital Anxiety and Depression e o Quality of Recovery Score, para verificação da recuperação cirúrgica. Realizou-se análise descritiva dos dados e os testes Shapiro-Wilk, Mann-Whitney, t-student, além dos coeficientes de correlação de Pearson e Spearman. Resultados: as variáveis ansiedade e depressão apresentaram relação negativa com a recuperação cirúrgica; houve relação negativa entre a variável ansiedade com a idade. 59 (61,5%) participantes apresentaram sintomas de ansiedade e 38 (39,6%) depressão. As variáveis ansiedade e escolaridade mostraram relação positiva. Conclusão: a morbidade psicológica esteve relacionada à qualidade da recuperação cirúrgica, portanto, torna-se importante o planejamento das ações de enfermagem perioperatória.

Biografia do Autor

Patrícia Peres de Oliveira

Atualmente Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/MG). Docente do Programa de Pós-graduação Mestrado acadêmico em Enfermagem (UFSJ/MG). Líder do Grupo de Pesquisa: Oncologia ao Longo do Ciclo de Vida (CNPq). Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atuou como enfermeira na unidade de Internação Oncológica do Hospital Israelita Albert Einstein/SP e na unidade de Hematologia do Hospital Brigadeiro (Reinaugurado com o nome de Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Euryclides de Jesus Zerbini/SP). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomias de Enfermagem e Oncologia. Membro da NANDA-I.

Publicado

15-01-2018

Como Citar

da Mata, L. R. F., da Cunha, A. C., Ziviani, C. de S. L., da Fonseca, T. G., Bernardes, M. F. V. G., & de Oliveira, P. P. (2018). MORBIDADE PSICOLÓGICA E IMPLICAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DE ADULTOS APÓS CIRURGIA ONCOLÓGICA. Cogitare Enfermagem, 23(1). https://doi.org/10.5380/ce.v23i1.53089

Edição

Seção

Artigo Original