O CONHECIMENTO DOS PAIS QUANTO AO PROCESSO DO CUIDAR POR MEIO DO BRINCAR

Autores

  • Aderlaine da Silva Sabino Centro Universitária Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA)
  • Arinete Véras Fontes Esteves Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Ana Paula Pessoa de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Marcos Vinícius Gusmão da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i2.52849

Palavras-chave:

Enfermagem, Família, Criança hospitalizada, Ludoterapia, Cuidado da criança.

Resumo

Objetivo: verificar a percepção dos pais e/ou responsáveis legais de crianças hospitalizadas sobre a atividade do brincar como uma dimensão do cuidado de Enfermagem. Método: estudo qualitativo, descritivo, exploratório e prospectivo, baseado na análise categorial temática. Realizou-se entrevista semiestruturada em um Hospital Infantil de referência do Amazonas, no mês janeiro de 2016. Participaram 22 pais com idade entre 18 e 50 anos. Da análise, emergiram as categoriais temáticas “Significado da brincadeira e brincar”, “Importância do brinquedo durante a prática do brincar para a criança hospitalizada” e “O cuidar brincando”. Resultados: os pais reconheceram a importância do brincar durante o processo de cuidar em ambiente pediátrico, mas não visualizaram a atividade inserida no plano de cuidado dos profissionais de modo que a singularidade da criança seja respeitada em sua integralidade nesse sentido. Conclusão: há a necessidade de capacitar e sensibilizar os profissionais para utilizar o brincar em sua prática assistencial.

Publicado

2018-07-05

Como Citar

Sabino, A. da S., Esteves, A. V. F., de Oliveira, A. P. P., & da Silva, M. V. G. (2018). O CONHECIMENTO DOS PAIS QUANTO AO PROCESSO DO CUIDAR POR MEIO DO BRINCAR. Cogitare Enfermagem, 23(2). https://doi.org/10.5380/ce.v23i2.52849

Edição

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Artigo Original