INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE SUBMETIDO A CIRURGIA ORTOPÉDICA

Isabel Cristina Oliveira Vital, Lys Eiras Cameron, Thays Regina da Cunha, Caroline Intorne Santos

Resumo


Objetivo: identificar as informações recebidas pelos pacientes, relacionadas aos períodos perioperatório e alta hospitalar de Artroplastia Total de Quadril. Método: pesquisa observacional, tipo survey, realizada em três hospitais públicos no Rio de Janeiro em 2010, 2011, 2013 e 2015. Dados coletados com 113 indivíduos hospitalizados com indicação de cirurgia ortopédica, por entrevista, organizados em um quadro categorizando as informações pelos períodos perioperatórios e alta, e analisados utilizando estatística descritiva simples. Resultados: predominaram mulheres, idosos e a principal indicação foi fratura. Dezesseis informações foram mencionadas pelos pacientes: oito sobre pré-operatório, uma sobre transoperatório e sete sobre pós-operatório das quais somente quatro estavam relacionadas ao período após a alta. Conclusão: os resultados demonstram a insuficiência de informações sobre o perioperatório de cirurgia ortopédica para atender às necessidades dos pacientes e que o conhecimento deficiente do paciente e seu cuidador pode levar a complicações evitáveis e causar deterioração do estado de saúde.


Palavras-chave


Informação; Assistência ao Paciente; Enfermagem; Relações Profissional-Paciente; Enfermagem Ortopédica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i1.51192 ';





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