O CUIDADO NO PRÉ-NATAL: UM VALOR EM QUESTÃO

Autores

  • Luana Asturiano da Silva UFF
  • Valdecyr Herdy Alves UFF
  • Diego Pereira Rodrigues UFF
  • Márcia Vieira dos Santos UFF
  • Juliana Vidal Vieira Guerra UFF
  • Giovanna Rosário Soanno Marchiori UFF

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.49548

Palavras-chave:

Obstetrícia, Cuidado pré-natal, Enfermagem, Valores sociais.

Resumo

O estudo objetivou compreender os valores instituídos nos discursos dos profissionais da saúde sobre a assistência pré-natal. Estudo fenomenológico, realizado com a técnica da entrevista semiestruturada, no período de janeiro a abril de 2015, com 14 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) de quatro Unidades da Atenção Básica do município de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Os depoimentos foram submetidos à análise compreensiva e interpretados com base na Teoria dos Valores de Max Scheler, permitindo emergir duas categorias: O valor vínculo como processo de qualidade para o acompanhamento pré-natal: o valor afetivo; O olhar para a prevenção como valor vital na consulta do pré-natal. Desse modo, os profissionais relataram uma concepção vital de seus valores com base no pensamento Scheleriano, e somados para que a rede de atenção ao pré-natal tenha uma adequação com foco na mulher, em prol de um avanço qualificado da assistência pré-natal.

Biografia do Autor

Luana Asturiano da Silva, UFF

Mestre em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa; Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense. 

Valdecyr Herdy Alves, UFF

Doutor em Enfermagem. Professor Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense. Líder do Grupo de Pesquisa; Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança.

Diego Pereira Rodrigues, UFF

Mestre em Enfermagem. Professor do Centro Universitário Anhanguera de Niterói. Membro do Grupo de Pesquisa; Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense.

Márcia Vieira dos Santos, UFF

Mestre em Saúde Materno Infantil. Enfermeira da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Rio de Janeiro, Brasil. Membro do Grupo de pesquisa Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Juliana Vidal Vieira Guerra, UFF

Mestranda em Saúde Materno Infantil, Universidade Federal Fluminense. Nutricionista da Prefeitura Municipal de São João da Barra. Rio de Janeiro, Brasil.

Giovanna Rosário Soanno Marchiori, UFF

Mestre em Saúde Materno Infantil, Universidade Federal Fluminense. Professora da Faculdade Novo Milênio. Espirito Santo, Brasil. Membro do Grupo de pesquisa Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2017-06-01

Como Citar

da Silva, L. A., Alves, V. H., Rodrigues, D. P., dos Santos, M. V., Guerra, J. V. V., & Marchiori, G. R. S. (2017). O CUIDADO NO PRÉ-NATAL: UM VALOR EM QUESTÃO. Cogitare Enfermagem, 22(2). https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.49548

Edição

Seção

Artigo Original