ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA AO BINÔMIO MÃE-BEBÊ EM CENTRO DE PARTO NORMAL

Autores

  • Flávia Ribeiro Rocha
  • Manuela Costa Melo
  • Gerusa Amaral de Medeiros
  • Érica Possidônea Pereira
  • Lara Mabelle Milfont Boeckmann
  • Luz Marina Alfonso Dutra

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.49228

Palavras-chave:

Parto humanizado, Enfermeiras obstétricas, Avaliação de serviços de saúde, Período pós-parto, Relações profissional-família.

Resumo

Objetivou-se compreender o atendimento ao binômio mãe-bebê em um Centro de Parto Normal da rede pública, com a especificidade do parto anterior na rede hospitalar. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com oito puérperas de Brasília, por meio de entrevista com roteiro semiestruturado. Os dados foram colhidos entre fevereiro e julho de 2015. Adotou-se a Análise do Conteúdo, Modalidade Temática, para o tratamento dos dados. Delinearam-se três categorias: “As Boas Práticas da Assistência e a Autonomia das Parturientes”, “Cuidado versus Descaso” e “Insensibilidade com a Dor Alheia”. Constatou-se que, no Centro de Parto Normal, houve o respeito às boas práticas na assistência ao parto e contentamento com o atendimento diferenciado. O estudo evidenciou o empoderamento das mulheres pela busca de informações sobre o processo de parir e seus direitos, e reforça a construção de mais Centros de Parto Normal, valorizando as boas práticas no processo de parturição.

Publicado

27-04-2017

Como Citar

Rocha, F. R., Melo, M. C., de Medeiros, G. A., Pereira, Érica P., Boeckmann, L. M. M., & Dutra, L. M. A. (2017). ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA AO BINÔMIO MÃE-BEBÊ EM CENTRO DE PARTO NORMAL. Cogitare Enfermagem, 22(2). https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.49228

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL