Open Journal Systems

ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA AO BINÔMIO MÃE-BEBÊ EM CENTRO DE PARTO NORMAL

Flávia Ribeiro Rocha, Manuela Costa Melo, Gerusa Amaral de Medeiros, Érica Possidônea Pereira, Lara Mabelle Milfont Boeckmann, Luz Marina Alfonso Dutra

Resumo


Objetivou-se compreender o atendimento ao binômio mãe-bebê em um Centro de Parto Normal da rede pública, com a especificidade do parto anterior na rede hospitalar. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com oito puérperas de Brasília, por meio de entrevista com roteiro semiestruturado. Os dados foram colhidos entre fevereiro e julho de 2015. Adotou-se a Análise do Conteúdo, Modalidade Temática, para o tratamento dos dados. Delinearam-se três categorias: “As Boas Práticas da Assistência e a Autonomia das Parturientes”, “Cuidado versus Descaso” e “Insensibilidade com a Dor Alheia”. Constatou-se que, no Centro de Parto Normal, houve o respeito às boas práticas na assistência ao parto e contentamento com o atendimento diferenciado. O estudo evidenciou o empoderamento das mulheres pela busca de informações sobre o processo de parir e seus direitos, e reforça a construção de mais Centros de Parto Normal, valorizando as boas práticas no processo de parturição.


Palavras-chave


Parto humanizado; Enfermeiras obstétricas; Avaliação de serviços de saúde; Período pós-parto; Relações profissional-família.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v22i2.49228