NOTIFICAÇÃO DE QUEDA DO PACIENTE CIRÚRGICO ANTES E APÓS TREINAMENTO EM SERVIÇO

Autores

  • Suelen Reiniack Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
  • Cristiane Ferraz da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
  • Marisol da Paz Hospital Federal da Lagoa
  • Karinne Cristinne da Silva Cunha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.47656

Palavras-chave:

Enfermagem, Tecnologia educacional, Educação em saúde, Segurança do paciente.

Resumo

Estudo tipo antes-depois com objetivo de identificar registros e perfil de queda de paciente, executar e avaliar uma tecnologia educacional. Realizado no período de abril de 2015 a fevereiro de 2016, em uma unidade de internação cirúrgica de um hospital público no município do Rio de Janeiro. Verificou-se o registro de uma queda antes do treinamento (33,3 quedas por 1.000 paciente-dia) no período de setembro de 2015. Após um período de seis meses, verificou-se o registro de seis quedas notificadas adequadamente (162,2 quedas por 1.000 paciente-dia). Destas, quatro do sexo masculino possuíam em média 57,2 anos de idade, quatro estavam orientados, quatro foram da própria altura, uma do leito e uma da cadeira, sendo que duas obtiveram dano. Observou-se falha de notificação e prováveis subnotificações. Não há rotina de prevenção e nem formas de capacitação continuada, sendo imprescindível a implantação da escala de avaliação do risco de queda na instituição.

Biografia do Autor

Suelen Reiniack, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Enfermeira, Discente do Programa de Pós-Graduação em nível de especialização, sob a forma de treinamento em serviço para enfermeiro, nos moldes de Residência em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Instituição de Origem Hospital Federal da Lagoa, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Cristiane Ferraz da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Enfermeira, Especialista em terapia intensiva, clínica médica e cirúrgica. Mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar.

Marisol da Paz, Hospital Federal da Lagoa

Enfermeira, Especialista em Qualidade e Segurança em Saúde pela ENSP/Fiocruz, Especialista em Gestão avançada de Serviços de Saúde pela Faculdade São Camilo, Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Federal da Lagoa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Karinne Cristinne da Silva Cunha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Enfermeira, Professora Dra. Adjunta do Departamento de Enfermagem Fundamental, Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

13-03-2017

Como Citar

Reiniack, S., da Silva, C. F., da Paz, M., & Cunha, K. C. da S. (2017). NOTIFICAÇÃO DE QUEDA DO PACIENTE CIRÚRGICO ANTES E APÓS TREINAMENTO EM SERVIÇO. Cogitare Enfermagem, 22(1). https://doi.org/10.5380/ce.v22i1.47656

Edição

Seção

Artigo Original