SENSIBILIDADE MORAL E FATORES RELACIONADOS: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS

Autores

  • Carlise Rigon Dalla Nora Universidade Católica Portuguesa http://orcid.org/0000-0001-5501-2146
  • Rafaela Schaefer Universidade Católica Portuguesa
  • Enrique Jesús Sáez Álvarez Universidade Católica de Valencia
  • María Dolores Burguete Ramos Universidade Católica de Valencia

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.47410

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral, Ética de enfermagem, Moral, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se conhecer a percepção de enfermeiros acerca da sensibilidade moral e seus fatores relacionados. Pesquisa qualitativa, com dados coletados em grupo focal e analisado pela técnica de análise de conteúdo, em março de 2016. Participaram seis enfermeiros das seguintes áreas de atuação - cuidados paliativos, hematologia, urgência, unidade de tratamento intensivo e docente - da cidade de Valência, Espanha. Depreenderam-se quatro categorias: o conceito de sensibilidade moral; a dimensão profissional; a relação com o paciente; e a educação ética. Os enfermeiros investigados apresentaram visão restrita do conceito de sensibilidade moral, porém identificaram fatores que influenciam a sensibilidade moral. Observou-se a percepção deles em relação à necessidade de ampliação e desenvolvimento dos processos formativos em ética, ainda durante a graduação e nos próprios serviços de saúde, com vistas ao aprimoramento dos cuidados de enfermagem.

Biografia do Autor

Carlise Rigon Dalla Nora, Universidade Católica Portuguesa

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Saúde coletiva, Especialista em Saúde da Família, Enfermeira. Pesquisadora no CIIS – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - Porto- Portugal.

Rafaela Schaefer, Universidade Católica Portuguesa

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Saúde coletiva, Enfermeira. Pesquisadora no CIIS – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - Porto- Portugal.

Enrique Jesús Sáez Álvarez, Universidade Católica de Valencia

Professor titular na Universidade Católica de Valencia, Valência, Espanha.

María Dolores Burguete Ramos, Universidade Católica de Valencia

Professora titular na Universidade Católica de Valencia, Valência, Espanha.

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Dalla Nora, C. R., Schaefer, R., Álvarez, E. J. S., & Ramos, M. D. B. (2016). SENSIBILIDADE MORAL E FATORES RELACIONADOS: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS. Cogitare Enfermagem, 21(4). https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.47410

Edição

Seção

Artigo Original