INTERFACE ENTRE REGULAÇÃO EM SAÚDE E EQUIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Caroline Cechinel Peiter Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Marcelino de Melo Lanzoni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Walter Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.47317

Palavras-chave:

Regulação e fiscalização em saúde, Equidade, Saúde pública, Gestão em saúde.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a interface entre a Regulação em Saúde e o princípio da equidade segundo a literatura científica da área de saúde, de 2008 a 2015. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a partir de duas bases de dados, realizada em junho de 2016. Foram analisados 15 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. A síntese do conhecimento foi feita por duas categorias de análise: 1) “Equidade e Acesso” e 2) “Reforma de sistemas de saúde”. A Regulação em Saúde é compreendida como importante ferramenta para promoção da equidade. Os serviços de saúde devem priorizar o atendimento de usuários com maiores riscos, permitindo que todos tenham adequados níveis de saúde, a partir de ofertas de serviços distintos, segundo as necessidades individuais. Temas como equidade, acesso e financiamento foram pontos fortes considerados nos processos de reforma dos sistemas de saúde.

Biografia do Autor

Caroline Cechinel Peiter, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Gabriela Marcelino de Melo Lanzoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina,

Walter Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

27-04-2017

Como Citar

Peiter, C. C., Lanzoni, G. M. de M., & de Oliveira, W. F. (2017). INTERFACE ENTRE REGULAÇÃO EM SAÚDE E EQUIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Cogitare Enfermagem, 22(2). https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.47317

Edição

Seção

Revisão