EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PESSOAS USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Autores

  • Roselma Lucchese Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil.
  • Fernanda Karla Nascimento Enfermeira
  • Ivânia Vera Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Catalão (RC) Instituto de Biotecnologia (IBiotec) Curso de Enfermagem
  • Rodrigo Lopes de Felipe Professor UNITRI-Uberlândia MG
  • Inaína Lara Fernandes Mestranda em Gestão Organizacional UFG/RC
  • Alexandre de Assis Bueno Enfermeiro. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.47074

Palavras-chave:

Usuários de drogas, Educação em saúde, Enfermagem, Saúde pública, Promoção da saúde.

Resumo

O objetivo foi analisar a constituição de conhecimento entre pessoas em reabilitação do uso e abuso de drogas a partir de grupos de educação em saúde. Pesquisa convergente assistencial com indivíduos internados em comunidade terapêutica. Utilizou-se um questionário semiestruturado e autoaplicável para analisar o nível de conhecimento pré e pós-intervenção. A coleta ocorreu entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. Participaram do estudo 28 homens usuários de múltiplas substâncias psicoativas. Houve aumento nas definições de efeitos, reconhecimento de estratégias de reabilitação, classificação e ação de substâncias pelos participantes. A análise qualitativa revelou diferença na qualidade e na profundidade das respostas pré e pós-intervenção. A educação em saúde edificou o conhecimento dos saberes primários quanto ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e sua correlação com o próprio comportamento, além de sua contextualização e reflexão acerca da reabilitação.

Biografia do Autor

Roselma Lucchese, Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Associada da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil.

Fernanda Karla Nascimento, Enfermeira

Enfermeira pela UFG/RC

Ivânia Vera, Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Catalão (RC) Instituto de Biotecnologia (IBiotec) Curso de Enfermagem

Doutorado em Enfermagem, ênfase Saúde do Idoso (FEN/UFG, 2013). Docente na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC). Habilitada em Concurso na Área de Enfermagem Clínica com Ênfase em Saúde do Idoso. Experiência na Área de Enfermagem, com ênfase na Assistência de Enfermagem ao Cliente e Família. Atuação nos Projetos de Pesquisa e Extensão na temática do Idoso. Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa: Gestão, Ensino e Cuidado em Saúde e Enfermagem - (GENCSE). Orientadora de Iniciação Científica. Orientadora e Docente do Curso de Pós-Graduação Nível Mestrado Profissional em Gestão Organizacional (UFG/RC). 

Rodrigo Lopes de Felipe, Professor UNITRI-Uberlândia MG

Farmacêutico, Doutorando em Ciências Veterinárias na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil.

Inaína Lara Fernandes, Mestranda em Gestão Organizacional UFG/RC

Enfermeira, Mestranda em Gestão Organizacional, Professora Substituta da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil.

Alexandre de Assis Bueno, Enfermeiro. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem, Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil. 

Publicado

31-01-2017

Como Citar

Lucchese, R., Nascimento, F. K., Vera, I., de Felipe, R. L., Fernandes, I. L., & Bueno, A. de A. (2017). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PESSOAS USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. Cogitare Enfermagem, 21(4). https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.47074

Edição

Seção

Artigo Original