Open Journal Systems

PERCEPÇÃO DE USUÁRIAS ACERCA DO EXAME DE DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO UTERINO

Karla Torres de Queiroz Neves, Antonio Wendel Nogueira Oliveira, Thatylla Rayssa Alves Ferreira Galvão, Ilziane Tomaz Ferreira, Elisa Matias Mangane, Leilane Barbosa de Souza

Resumo


Objetivou-se descrever a percepção de usuárias acerca do exame de detecção precoce do câncer de colo uterino. Trata-se de pesquisa descritiva desenvolvida em cinco Unidades Básicas de Saúde de um município do interior do estado do Ceará, de janeiro a abril de 2015. Foram entrevistadas 15 usuárias que realizaram exame ginecológico. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e classificados em categorias: significado do exame, frequência de realização, sentimentos vivenciados e motivos para recusa. As entrevistadas conhecem o objetivo do exame e o realizam periodicamente. A realização por profissional de saúde do sexo masculino pode constituir motivo de recusa do exame. A adesão é influenciada pela relação de confiança com o profissional. Conclui-se que as entrevistadas percebem o exame como importante e que eventuais motivos para a recusa podem ser evitados por meio do fortalecimento de vínculos no serviço.

Palavras-chave


Qualidade da assistência à saúde; Saúde da mulher;Saúde sexual e reprodutiva; Teste de papanicolaou; Neoplasias do colo do útero.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v21i4.45922