Open Journal Systems

A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INDICADORES ASSISTENCIAIS POR GESTORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Nathalia Barione Zancheta, Rosana Rodrigues Figueira Fogliano, Elena Bohomol, Vanessa Ribeiro Neves, Lúcia Marta Giunta da Silva

Resumo


Os objetivos foram conhecer a utilização de sistema informatizado de indicadores de enfermagem de um hospital universitário do município de São Paulo, identificar a aplicabilidade dos resultados dos indicadores e verificar o retorno das informações para a equipe de enfermagem. Estudo descritivo, tipo survey, com abordagem quantitativa e população de 27 enfermeiros integrantes da Diretoria de Enfermagem. A coleta de dados ocorreu de maio a junho de 2014, por meio de um instrumento para avaliar a opinião desses gestores quanto à utilização do sistema. Evidenciou-se que 25 (92,59%) dos sujeitos concordam que o sistema é de fácil manuseio, 13 (48,14%) notificam eventos adversos e oito (29,63%) não notificam. 12 (44,44%) dos gestores utilizam o sistema para acompanhar a assistência prestada aos pacientes, entretanto, cinco (18,51%) não apresentam os indicadores em reuniões periódicas para sua equipe. Os gestores utilizam os indicadores para planejar ações de melhoria, porém há fragilidades nas notificações de eventos adversos, demonstrando a necessidade de desenvolver a cultura da gestão de indicadores na instituição.

Palavras-chave


Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Qualidade da assistência à saúde; Administração de serviços de saúde; Gestão da qualidade; Serviços de enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v21i3.45662