A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INDICADORES ASSISTENCIAIS POR GESTORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Nathalia Barione Zancheta
  • Rosana Rodrigues Figueira Fogliano Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
  • Elena Bohomol Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
  • Vanessa Ribeiro Neves Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
  • Lúcia Marta Giunta da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45662

Palavras-chave:

Indicadores de qualidade em assistência à saúde, Qualidade da assistência à saúde, Administração de serviços de saúde, Gestão da qualidade, Serviços de enfermagem.

Resumo

Os objetivos foram conhecer a utilização de sistema informatizado de indicadores de enfermagem de um hospital universitário do município de São Paulo, identificar a aplicabilidade dos resultados dos indicadores e verificar o retorno das informações para a equipe de enfermagem. Estudo descritivo, tipo survey, com abordagem quantitativa e população de 27 enfermeiros integrantes da Diretoria de Enfermagem. A coleta de dados ocorreu de maio a junho de 2014, por meio de um instrumento para avaliar a opinião desses gestores quanto à utilização do sistema. Evidenciou-se que 25 (92,59%) dos sujeitos concordam que o sistema é de fácil manuseio, 13 (48,14%) notificam eventos adversos e oito (29,63%) não notificam. 12 (44,44%) dos gestores utilizam o sistema para acompanhar a assistência prestada aos pacientes, entretanto, cinco (18,51%) não apresentam os indicadores em reuniões periódicas para sua equipe. Os gestores utilizam os indicadores para planejar ações de melhoria, porém há fragilidades nas notificações de eventos adversos, demonstrando a necessidade de desenvolver a cultura da gestão de indicadores na instituição.

Publicado

04-10-2016

Como Citar

Zancheta, N. B., Fogliano, R. R. F., Bohomol, E., Neves, V. R., & da Silva, L. M. G. (2016). A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INDICADORES ASSISTENCIAIS POR GESTORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Cogitare Enfermagem, 21(3). https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45662

Edição

Seção

Artigo Original