PERCEPÇÃO DO PACIENTE RENAL CRÔNICO ACERCA DOS CUIDADOS COM ACESSOS PARA HEMODIÁLISE

Autores

  • Flávia Lidyane Lima Nogueira Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Larissa Rodrigues de Freitas Centro Universitário Estácio do Ceará Universidade Estadual do Ceará
  • Nivia da Silva Cavalcante Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Viviane Peixoto dos Santos Pennafort Centro Universitário Estácio do Ceará Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45628

Palavras-chave:

Fístula Arteriovenosa, Cateteres Venosos Centrais, Cuidados de Enfermagem, Diálise renal, Insuficiência renal crônica.

Resumo

Objetivou-se descrever os cuidados do paciente renal crônico com seu acesso para hemodiálise e relatar sobre as orientações e cuidados recebidos pela equipe de enfermagem. Estudo descritivo, desenvolvido em uma clínica de hemodiálise localizada em Fortaleza, estado do Ceará, no período de outubro e novembro de 2014, com 28 pacientes em tratamento hemodialítico. Utilizou-se entrevista semiestruturada para coleta de dados. Optou-se pela análise temática, sendo elencadas as categorias: Cuidado com o acesso e suas implicações no cuidado de si, e Percepção do paciente renal crônico acerca das orientações e cuidados recebidos da equipe de enfermagem. Os pacientes destacaram as dúvidas relacionadas às mudanças de hábitos e a preocupação da enfermagem na perviedade dos acessos, com orientações quanto aos cuidados domiciliares e as intervenções no serviço de diálise. Percebe-se a necessidade de estratégias educativas junto ao paciente na aquisição de novas habilidades para a preservação do acesso para hemodiálise.

Biografia do Autor

Flávia Lidyane Lima Nogueira, Centro Universitário Estácio do Ceará

Enfermeira. Pós-graduanda em Saúde Pública pela Faculdade Integrada Brasileira – FAIBRA. Enfermeira assistencial da Unidade Básica de Saúde Maria Aparecida Pinheiro.

Larissa Rodrigues de Freitas, Centro Universitário Estácio do Ceará Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Supervisora de estágio da Escola de Saúde Pública. Integrante do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS)-UECE.

Nivia da Silva Cavalcante, Centro Universitário Estácio do Ceará

Enfermeira assistencial do CAPS AD.

Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Centro Universitário Estácio do Ceará Universidade Estadual do Ceará

Doutora do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará. Docente Colaborador do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Nefrologia da UECE.

Publicado

2016-09-19

Como Citar

Nogueira, F. L. L., de Freitas, L. R., Cavalcante, N. da S., & Pennafort, V. P. dos S. (2016). PERCEPÇÃO DO PACIENTE RENAL CRÔNICO ACERCA DOS CUIDADOS COM ACESSOS PARA HEMODIÁLISE. Cogitare Enfermagem, 21(3). https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45628

Edição

Seção

Artigo Original