O ENFERMEIRO - LÍDER NO GERENCIAMENTO DE RISCO PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES EM PACIENTES COM CÂNCER

Autores

  • Nádia Fontoura Sanhudo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marléa Chagas Moreira Escola de Enfermagem Anna Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45590

Palavras-chave:

Enfermagem oncológica, Liderança, Infecção hospitalar, Gerenciamento de segurança, Segurança do paciente.

Resumo

O estudo objetivou elaborar estratégias de liderança em enfermagem voltadas à incorporação de medidas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde em pacientes com câncer. Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida num processo interativo com nove enfermeiros, em 2013, num hospital oncológico do interior de Minas Gerais, com tratamento dos dados por meio de software. Emergiram cinco classes que representam as tendências das estratégias. A classe 1: a presença do enfermeiro-líder nos setores de internação; classe 2: o processo de trabalho do enfermeiro-líder; classe 3: a higienização das mãos; classe 4: o enfermeiro da comissão de controle de infecção hospitalar como parceiro do enfermeiro-líder; e classe 5: a promoção do conhecimento sobre infecções para a equipe de enfermagem. Para os enfermeiros a elaboração das estratégias de liderança é aposta empreendida de acordo com a situação, para dar conta da imprevisibilidade presente no contexto e a necessidade de adotar atitude educativa.

Biografia do Autor

Nádia Fontoura Sanhudo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente no Departamento de Enfermagem Básica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua no conjunto de disciplinas de Administração da Assistência de Enfermagem.

Marléa Chagas Moreira, Escola de Enfermagem Anna Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente na Escola de Enfermagem Anna Nery na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

21-10-2016

Como Citar

Sanhudo, N. F., & Moreira, M. C. (2016). O ENFERMEIRO - LÍDER NO GERENCIAMENTO DE RISCO PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES EM PACIENTES COM CÂNCER. Cogitare Enfermagem, 21(3). https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45590

Edição

Seção

Artigo Original