Open Journal Systems

USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EM UM SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR

Jéssica Fernanda Corrêa Cordeiro, Amanda Pavinski Alves, Elucir Gir, Diego Oliveira Miranda, Silvia Rita Marin da Silva Canini

Resumo


Trata-se de um estudo transversal conduzido num Serviço de Atenção Domiciliar do interior paulista. Teve como objetivos identificar o uso de Equipamento de Proteção Individual, dispositivos de segurança, descarte de materiais perfurocortantes e fatores que dificultam e/ou facilitam o seu uso por profissionais da equipe de enfermagem. A população foi composta por 45 participantes e todos relataram usar Equipamento de Proteção Individual, sendo que 100% referiram usar luvas e os procedimentos frequentes para o uso foram curativos e administração de medicamentos. Apesar de relatarem que não há dificuldade para utilizar os Equipamentos de Proteção Individual e que se preocupam com sua própria segurança, observou-se que a adesão não foi integral. Assim, são necessários estudos futuros capazes de avaliar como ocorre de fato a assistência à saúde dos usuários nos domicílios, para que estratégias de prevenção possam ser identificadas e incorporadas à prática desses profissionais.

Palavras-chave


Equipe de enfermagem; Equipamento de proteção individual; Exposição à agentes biológicos; Serviços de assistência domiciliar.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v21i3.45443