ERROS DE MEDICAÇÃO E GRAU DE DANO AO PACIENTE EM HOSPITAL ESCOLA

Autores

  • Miriam Cristina Borges Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP
  • Josimerci Ittavo Lamana Faria Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP
  • Maria Regina Lourenço Jabur Fundação Faculdade Regional de Medicina - FUNFARME
  • Kleber Aparecido de Oliveira Fundação Faculdade Regional de Medicina - FUNFARME
  • Ilza dos Passos Zborowski Fundação Faculdade Regional de Medicina - FUNFARME
  • Lúcia Marinilza Beccaria Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.45397

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Erros de medicação, Indicador de qualidade, Notificação, Hospital de ensino.

Resumo

O estudo teve como objetivos verificar a incidência de erros e quase erros de medicação e grau de dano ao paciente, e a associação entre o grau de dano e características sociodemográficas e da internação. Estudo descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado em hospital no interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio do sistema de notificação de eventos adversos e prontuário eletrônico, entre setembro/2014 e agosto/2015. Verificou-se 113 notificações de erros, a maioria relacionada ao preparo e administração; o quase erro apresentou pequena porcentagem; os danos foram classificados: 60 (53,1%) nenhum, 29 (25,7%) leve, 16 (14,1%) moderado e oito (7,1%) grave. Houve maior notificação em unidades clínico-cirúrgicas, e evidenciou-se relação entre gravidade do evento e pacientes de terapia intensiva. Notificar, mensurar e analisar a ocorrência, o grau de dano e relacionar com as características do paciente auxiliam o enfermeiro a melhorar o processo de trabalho na prevenção e controle dos erros de medicação.

Publicado

30-11-2016

Como Citar

Borges, M. C., Faria, J. I. L., Jabur, M. R. L., de Oliveira, K. A., Zborowski, I. dos P., & Beccaria, L. M. (2016). ERROS DE MEDICAÇÃO E GRAU DE DANO AO PACIENTE EM HOSPITAL ESCOLA. Cogitare Enfermagem, 21(4). https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.45397

Edição

Seção

Artigo Original