PROGRAMA REDE MÃE PARANAENSE: ANÁLISE DA ATENÇÃO PRÉ-NATAL EM UMA REGIONAL DE SAÚDE

Autores

  • Maria Aparecida Baggio Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernanda de Castro Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Tereza Bittencourt Guimarães Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sebastião Caldeira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudia Silveira Viera Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45301

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Mortalidade materna, Atenção primária à saúde, Programas de saúde, Equipes de saúde.

Resumo

Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo, que objetivou analisar a atenção pré-natal em uma Regional de Saúde do Estado do Paraná, entre 2012 e 2013. Os dados foram coletados de relatórios mensais e anuais, com instrumento contendo indicadores de avaliação conforme matrizes do Programa Rede Mãe Paranaense. De acordo com o preconizado pelo Programa, os municípios da Regional de Saúde estudada obtiveram resultados insatisfatórios no que diz respeito ao início do pré-natal no primeiro trimestre e realização de testes rápidos de HIV e sífilis, visto que em sua totalidade foram inferiores a 70%. Quanto aos registros e informações referentes à realização do pré-natal, identificou-se ausência de informações sobre a quantidade de gestantes imunizadas e que realizaram consultas odontológicas, e possível atraso de registro nos sistemas de informação. Considerando-se a implantação do Programa Rede Mãe Paranaense em 2012, sugere-se a realização de outros estudos para avaliar as ações de saúde no pré-natal e seus registros.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Baggio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel - PR – Brasil.

Fernanda de Castro Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Ana Tereza Bittencourt Guimarães, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga. Doutora em Ecologia e Recursos Naturais. Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel – PR – Brasil.

Sebastião Caldeira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel – PR – Brasil.

Claudia Silveira Viera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel - PR - Brasil

Publicado

26-09-2016

Como Citar

Baggio, M. A., Pereira, F. de C., Guimarães, A. T. B., Caldeira, S., & Viera, C. S. (2016). PROGRAMA REDE MÃE PARANAENSE: ANÁLISE DA ATENÇÃO PRÉ-NATAL EM UMA REGIONAL DE SAÚDE. Cogitare Enfermagem, 21(3). https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45301

Edição

Seção

Artigo Original