ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO UTILIZADAS PELOS ENFERMEIROS EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Naira Agostini Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Suelen Veras Gomes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Clarice Maria de Araujo Rodrigues Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Juliano dos Santos INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Rio de Janeiro.
  • Joanir Pereira Passos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45063

Palavras-chave:

Enfermagem oncológica, Cuidados paliativos, Adaptação psicológica.

Resumo

Objetivou-se caracterizar as estratégias de enfrentamento utilizadas por enfermeiros que atuam na assistência a pacientes com câncer em cuidados paliativos. Trata-se de revisão integrativa, com levantamento bibliográfico nos meses março e abril de 2015, em bases de dados na área da saúde. Foram selecionados 13 artigos que atendiam aos critérios de inclusão no período de 1995 a 2015. Os resultados sinalizaram estratégias de enfrentamento baseadas no problema, dentre estas se destacam a resolução de problemas, o aperfeiçoamento do conhecimento técnico e científico, e as estratégias focalizadas na emoção referem-se religiosidade, espiritualidade e apoio social de familiares e colegas. Conclui-se que construção de estratégias de enfrentamento efetivas contribuirá para tornar o trabalho mais prazeroso, diminuir riscos ocupacionais e melhorar os indicadores de gestão e a qualidade da assistência prestada aos doentes.

Biografia do Autor

Naira Agostini Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, PPGENF-UNIRIO. Docente do Curso de Enfermagem, Faculdade do Futuro, Manhuaçu-MG. Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho.

Suelen Veras Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, PPGENF-UNIRIO. Bolsista DS/CAPES. Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho.

Clarice Maria de Araujo Rodrigues, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, PPGENF-UNIRIO. Enfermeira do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG-RJ). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho.

Juliano dos Santos, INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Rio de Janeiro.

Mestre em Ciências e Doutorando do Programa de Pós-Graduação Enfermagem na Saúde do Adulto, PROESA-EEUSP. Enfermeiro do INCA. Membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO) e da Sociedade Internacional para Estudos da Dor (IASP). Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq, Nível 1A.

Joanir Pereira Passos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da UNIRIO. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado) e de Enfermagem e Biociência (Doutorado) da UNIRIO. Líder do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho.

Publicado

10-11-2016

Como Citar

Santos, N. A. R. dos, Gomes, S. V., Rodrigues, C. M. de A., Santos, J. dos, & Passos, J. P. (2016). ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO UTILIZADAS PELOS ENFERMEIROS EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS: REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 21(3). https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45063

Edição

Seção

Revisão