O CONTROLE SOCIAL DO SUS INTERESSA À ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v6i2.44920Palabras clave:
Política de saúde, Política social, Políticas de controle social, Enfermagem.Resumen
A participação da sociedade na formulação e acompanhamento na implementação de políticas públicas em saúde é um dos princípios nucleares na estruturação do Sistema Único de Saúde brasileiro, conforme a Carta Constitucional de 1988. Trata-se do controle social exercido no campo da saúde. Esta participação, no entanto, não se dá por decretos legislativos. É preciso que os diferentes segmentos sociais, organizados, participem dos Conselhos de Saúde e das Conferências Saúde, que são as duas formas principais previstas em lei para o exercício do controle social. A atuação no controle social pode contribuir na formulação de políticas públicas que melhor atendam às suas necessidades da população. Assim, a participação política da Enfermagem nestes espaços é urgente para conquistar melhores condições de trabalho e, por conseqüência, uma melhor assistência de saúde à população. Este trabalho trata da relação entre alguns conceitos básicos que fundamentam o exercício do controle social, tais como Estado, esfera pública, esfera privada e políticas públicas.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















