AÇÕES DE PUÉRPERAS NA PROMOÇÃO DE SUA SAÚDE REPRODUTIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v6i2.44915Palabras clave:
Saúde da mulher, Saúde reprodutiva, Planejamento familiar.Resumen
A assistência integral à saúde da mulher concentra seus esforços na assistência pré-natal em detrimento do planejamento familiar. Este estudo buscou identificar as ações de puérperas para a manutenção de sua saúde reprodutiva. Foram analisados 379 formulários de entrevistas de puérperas internadas em duas maternidades filantrópicas do Município de São Paulo. O estudo teve aprovação de Comissões de Ética em Pesquisa. Os resultados mostraram que 85% das puérperas iniciaram atividade sexual na adolescência, 94% realizaram pré-natal, e destas, 65% o iniciaram no 1.º trimestre de gravidez. Verificou-se também que 41% dos casais decidem em conjunto sobre a concepção, porém 35% das entrevistadas alegaram que esta decisão é exclusivamente sua, e 74% da amostra não planejaram a última gravidez. O anticoncepcional oral foi o método de preferência da amostra. A opção por nova gestação foi apontada por 13% das mulheres. Este estudo mostrou que a maioria das puérperas entrevistadas buscou e recebeu atenção pré-natal precocemente, porém se faz necessária a implementação de programas de planejamento familiar para subsidiar o casal em sua opção pela concepção e para a promoção de sua saúde reprodutiva.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















