Open Journal Systems

O ENSINO DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÃO DE PÓS-GRADUANDAS

Joselany Afio Caetano, Raimunda Magalhães Silva, Rosiléia Alves Nogueira, Mirna Albuquerque Frota

Resumo


Relato de experiência de atividades integradas da pós-graduação com a graduação. Tem por objetivo analisar a contribuição de pós-graduandas junto à disciplina Metodologia da Pesquisa I, oferecida no 2º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados através de questionário e observação, durante o 2º Semestre de 1997, com 33 alunos nas aulas teóricas e, posteriormente, com 19 alunos na orientação de projetos de pesquisa, com a participação da docente da disciplina. Os resultados mostraram que essa experiência despertou maior interesse pela pesquisa e a necessidade de prosseguir com o desenvolvimento da consciência crítica e criativa do corpo discente, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a tríade ensino-assistência-pesquisa. A experiência proporcionou melhoria na qualidade do ensino e, conseqüentemente, melhor base de conhecimento para a prática da profissão.

Palavras-chave


Educação em enfermagem; Integração; Metodologia da pesquisa; Enfermagem.

Texto completo:

PDF