O ENSINO DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÃO DE PÓS-GRADUANDAS

Autores

  • Joselany Afio Caetano Universidade Federal do Paraná
  • Raimunda Magalhães Silva Universidade de Fortaleza, Reitoria, Centro de Ciências da Saúde/Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. https://orcid.org/0000-0001-5353-7520
  • Rosiléia Alves Nogueira
  • Mirna Albuquerque Frota Universidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências da Saúde. https://orcid.org/0000-0003-3004-2554

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v4i2.44844

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Integração, Metodologia da pesquisa, Enfermagem.

Resumo

Relato de experiência de atividades integradas da pós-graduação com a graduação. Tem por objetivo analisar a contribuição de pós-graduandas junto à disciplina Metodologia da Pesquisa I, oferecida no 2º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados através de questionário e observação, durante o 2º Semestre de 1997, com 33 alunos nas aulas teóricas e, posteriormente, com 19 alunos na orientação de projetos de pesquisa, com a participação da docente da disciplina. Os resultados mostraram que essa experiência despertou maior interesse pela pesquisa e a necessidade de prosseguir com o desenvolvimento da consciência crítica e criativa do corpo discente, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a tríade ensino-assistência-pesquisa. A experiência proporcionou melhoria na qualidade do ensino e, conseqüentemente, melhor base de conhecimento para a prática da profissão.

Biografia do Autor

Raimunda Magalhães Silva, Universidade de Fortaleza, Reitoria, Centro de Ciências da Saúde/Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Vinculada à Universidade de Fortaleza, Reitoria, Centro de Ciências da Saúde/Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Mirna Albuquerque Frota, Universidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências da Saúde.

Vinculada à Universidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências da Saúde.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Caetano, J. A., Silva, R. M., Nogueira, R. A., & Frota, M. A. (2024). O ENSINO DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÃO DE PÓS-GRADUANDAS. Cogitare Enfermagem, 4(2). https://doi.org/10.5380/ce.v4i2.44844

Edição

Seção

Artigo Original