O ENSINO DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÃO DE PÓS-GRADUANDAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v4i2.44844Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Integração, Metodologia da pesquisa, Enfermagem.Resumo
Relato de experiência de atividades integradas da pós-graduação com a graduação. Tem por objetivo analisar a contribuição de pós-graduandas junto à disciplina Metodologia da Pesquisa I, oferecida no 2º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados através de questionário e observação, durante o 2º Semestre de 1997, com 33 alunos nas aulas teóricas e, posteriormente, com 19 alunos na orientação de projetos de pesquisa, com a participação da docente da disciplina. Os resultados mostraram que essa experiência despertou maior interesse pela pesquisa e a necessidade de prosseguir com o desenvolvimento da consciência crítica e criativa do corpo discente, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a tríade ensino-assistência-pesquisa. A experiência proporcionou melhoria na qualidade do ensino e, conseqüentemente, melhor base de conhecimento para a prática da profissão.
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