EXPERIÊNCIAS DE ENFERMEIROS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOBRE AS DIMENSÕES INTERAÇÃO E AUTONOMIA

Autores

  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João Del Rei
  • Tarcísio Laerte Gontijo Universidade Federal de São João Del Rei
  • Lídia Trindade de Castro Silva Universidade Federal de São João Del Rei
  • Cristiano José da Silva Esteves Universidade Federal de São João Del Rei
  • Fabricia Almeida Diniz Universidade Federal de São João Del Rei
  • Daniela Dias Vasconcelos Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i2.44756

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação em enfermagem, Tecnologia da informação, Educação permanente.

Resumo

Estudo de caso de abordagem qualitativa que buscou analisar as experiências de enfermeiros na modalidade a distância nas dimensões interação e autonomia. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 13 enfermeiros de uma Instituição de Ensino Superior em Minas Gerais, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. Utilizou-se da Análise de Conteúdo como técnica de análise. Verificou-se que a interação foi destacada por meio dos componentes diálogo e estrutura. O diálogo aconteceu, predominantemente, entre os próprios estudantes e na perspectiva da socialização e do aprendizado colaborativo. Quanto à estrutura, constatou-se a concepção de alta estruturação e o controle favorecidos pela maximização do aparato tecnológico. Na dimensão autonomia, o aprendizado se deu em rede e de forma colaborativa, potencializados pelas características: flexibilidade de horários/tempo/deslocamento, redução de custos e a decisão pela busca do aprimoramento. Conclui-se que a enfermagem tem encontrado na Educação a Distância possibilidades de avanços no conhecimento, entretanto a interação e autonomia necessitam serem maximizadas nestas experiências.

Biografia do Autor

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeiro. Doutorado e Posdoutorado em Ciência da Informação. Professor Adjunto III e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão em Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (NEPAG-UFSJ).

Tarcísio Laerte Gontijo, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeiro. Doutorado em Ciências da Saúde. Professor Adjunto II e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão em Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (NEPAG-UFSJ).

Lídia Trindade de Castro Silva, Universidade Federal de São João Del Rei

Acadêmica de Enfermagem e Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Cristiano José da Silva Esteves, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Posgraduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. Especialista em Informática em Saúde. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão em Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (NEPAG-UFSJ).

Fabricia Almeida Diniz, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Posgraduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão em Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (NEPAG-UFSJ).

Daniela Dias Vasconcelos, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeira. Especialista em saúde da família. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão em Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (NEPAG-UFSJ).

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Publicado

2016-06-24

Como Citar

Cavalcante, R. B., Gontijo, T. L., Silva, L. T. de C., Esteves, C. J. da S., Diniz, F. A., & Vasconcelos, D. D. (2016). EXPERIÊNCIAS DE ENFERMEIROS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOBRE AS DIMENSÕES INTERAÇÃO E AUTONOMIA. Cogitare Enfermagem, 21(2). https://doi.org/10.5380/ce.v21i2.44756

Edição

Seção

Artigo Original