EXPERIÊNCIAS DE ENFERMEIROS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOBRE AS DIMENSÕES INTERAÇÃO E AUTONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v21i2.44756Palavras-chave:
Educação a distância, Educação em enfermagem, Tecnologia da informação, Educação permanente.Resumo
Estudo de caso de abordagem qualitativa que buscou analisar as experiências de enfermeiros na modalidade a distância nas dimensões interação e autonomia. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 13 enfermeiros de uma Instituição de Ensino Superior em Minas Gerais, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. Utilizou-se da Análise de Conteúdo como técnica de análise. Verificou-se que a interação foi destacada por meio dos componentes diálogo e estrutura. O diálogo aconteceu, predominantemente, entre os próprios estudantes e na perspectiva da socialização e do aprendizado colaborativo. Quanto à estrutura, constatou-se a concepção de alta estruturação e o controle favorecidos pela maximização do aparato tecnológico. Na dimensão autonomia, o aprendizado se deu em rede e de forma colaborativa, potencializados pelas características: flexibilidade de horários/tempo/deslocamento, redução de custos e a decisão pela busca do aprimoramento. Conclui-se que a enfermagem tem encontrado na Educação a Distância possibilidades de avanços no conhecimento, entretanto a interação e autonomia necessitam serem maximizadas nestas experiências.
Referências
Silva AN, Santos AMG, Cortez EA, Cordeiro BC. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciênc. saúde coletiva. [Internet]. 2015 Apr [acessado em 07 Jan 2016]; 20(4): 1099-07. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015204.17832013
Holtslander LF, Racine L, Furniss S, Burles M, Turner H. Developing and piloting an online graduate nursing course focused on experiential learning of qualitative research methods. J Nurs Educ. [Internet]. 2012 Jun [acessado em 07 Jan 2016]; 51(6): 345-8. Disponível: 10.3928 / 01484834-20120427-03. Epub 2012 27 de abril.
Ali WG. Factors affecting nursing student‘s satisfaction with e- learning experience in King Khalid University, Saudi Arabia. Int J Learn Develop. [Internet]. 2012 [acessado em 07 Jan 2016]; 2(2): 201-15. Disponível: http://dx.doi.org/10.5296/ijld.v2i2.1666
Souza DC, Diniz SOS, Silva PS, Silva TCT, Santiago LC. Educação à Distância: uma metodologia de ensino em expansão na enfermagem. Revista Rede de Cuidados em Saúde. [Internet]. 2013 [acessado em 07 Jan 2016]; 7(1). Disponível: http://publicacoes.unigranrio.br/index.php/rcs/article/view/1859
Button D, Harrington A, Belan I. E-learning & information communication technology (ICT) in nursing education: A review of the literature. Nurse Educ Today. [Internet]. 2014 Oct [acessado em 07 Jan 2016]; 34(10): 1311-23. Disponível: 10.1016/j.nedt.2013.05.002.
Patterson BJ, Krouse AM, Roy L. Student Outcomes of Distance Learning in Nursing Education. COMPUT Informe Nurs. [Internet]. 2012 set [acessado em 07 Jan 2016]; 30(9): 475-88. Disponível: 10,1097 / NXN.0b013e3182573ad4.
Moore MG. Theory of transactional distance. In Keegan D. (Ed.) Theoretical Principles of Distance Education. New York: Routledge; 1993. p. 22-38.
Moore M, Kearsley G. Educação a Distância - Sistemas de Aprendizagem On-line. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Minayo MCS. Análise qualitativa: Teoria, Passos e fidedignidade. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2012 Mar [acessado em 07 Jan 2016]; 17(3): 621-26. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
Yin RK. Estudo de caso. Planejamento e Métodos. 5th ed. Porto Alegre: Bookman Editora; 2015.
Fontanella BJB, Luchesi BM, Saidel MGB, Ricas J, Turato ER, Melo DG. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2011 Feb [acessado em 07 Jan 2016]; 27(2): 388-94. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.
Zhu C. Student Satisfaction, Performance, and Knowledge Construction in Collaborative Learning. Educational Technology & Society. [Internet]. 2011 [acessado em 07 Jan 2016]; 15(1): 127-36. Disponível: http://www.ifets.info/journals/15_1/12.pdf
Rangel-S ML, Barbosa AO, Riccio NCR, Souza SJ. Redes de aprendizagem colaborativa: Contribuição da Educação a Distância no Processo de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde - SUS. Interface (Botucatu) [Internet]. 2012 Jun [acessado em 07 Jan 2016]; 16(41): 545-56. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000031.
Backes L, Schlemmer E. Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital. Rev. Diálogo Educ., Curitiba. [Internet]. 2013 jan [acessado em 07 Jan 2016]; 13(38): 243-66. Disponível: 10.7213/dialogo.educ.7644
Moore M. Kearsley G. Educação a Distância: uma Visão Integrada. Trad. De Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning; 2007.
Moore MG. Handbook of Distance Education. 3th ed. New York: Routledge; 2013.
Castro MMC, Amorim, RMA. A Formação Inicial e a Continuada: diferenças conceituais que legitimam um espaço de formação permanente de vida. Cadernos CEDES. [Internet]. 2015 jan [acessado em 07 Jan 2016]; 35(95): 37-55. Disponível: https://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622015146800
Federici S, Borsci S. Usability Evaluation: Models, Methods, and Applications. In: Stone JH, Blouin M, editors. International Encyclopedia of Rehabilitation. [acessado em 07 Jan 2016]; 2011. Disponível em: http://cirrie.buffalo.edu/encyclopedia/en/article/277/.
Nicoletto SCS, Bueno VRLC, Nunes EFPA, Cordoni JL, González AD, Mendonça FF, et al. Desafios na implantação, desenvolvimento e sustentabilidade da Política de Educação Permanente em Saúde no Paraná, Brasil. Saude soc. [Internet]. 2013 Dec [acessado em 07 Jan 2016]; 22(4): 1094-05. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902013000400012
Almeida OCS, Abbad G, Meneses PPM, Zerbini T. Evasão em cursos a distância: fatores influenciadores. Rev. bras. orientac. [Internet]. 2013 Jun [acessado em 07 Jan 2016]; 14(1): 19-33. Disponível: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902013000100004&script=sci_arttext
Silva N, Horostecki MF. Percepções dos gestores sobre os comportamentos dos funcionários em situações de mudanças tecnológicas. Psicol. Argum. [Internet]. 2014 out [acessado em 07 Jan 2016]; 32(79): 9-13. Disponível: 10.7213/psicol.argum.32.079.DS01
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Cogitare Enfermagem se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
O estudo publicado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo exclusivamente à Cogitare Enfermagem a avaliação do manuscrito, na qualidade de veículo de publicação científica. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
A Cogitare Enfermagem não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei Brasileira de Direitos Autorais.
A Cogitare Enfermagem permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do Autor:
Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .
É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:
- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
- Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
- Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
- Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.
Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY 4.0 Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 – A atribuição adotada pela Cogitare Enfermagem é permitida:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente;
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Responsabilidade do Site:
A Cogitare Enfermagem encoraja os Autores a arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.”