Open Journal Systems

NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES

Priscila Meyenberg Cunha Sade, Aida Maris Peres, João Vanderlei Machado Pedroso, Liliana Müller Larocca

Resumo


O objetivo deste estudo foi descrever a trajetória e contribuição na institucionalização da educação permanente nas organizações hospitalares desde sua fundação até os dias atuais. Pesquisa histórico-social, fundamentada na análise das fontes do acervo de um núcleo de enfermeiros do estado do Paraná, realizada entre o período de março de 2013 e janeiro de 2014. As transformações ocorridas nesse núcleo, ao longo de quase cinco anos, consolidaram-no como espaço efetivo para discussão e reflexão na construção de conhecimentos relacionados aos processos de educação nessas organizações hospitalares. Conclui-se que espaços como este possibilitam uma visão crítica dos movimentos históricos até os tempos atuais, que envolvem a Proposta da Educação Permanente em Saúde; auxiliam na compreensão do presente, de forma reflexiva; e, fornecem perspectivas futuras para a área de Enfermagem.


Palavras-chave


Enfermagem; História da enfermagem; Educação continuada em enfermagem; Pesquisa em administração de enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


Manzo BF, Brito MJM, Corrêa AR. Implications of hospital accreditation on the everyday lives of healthcare professionals. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2012 Apr [cited 2015 July 06]; 46(2):388-94. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200017

Ceccim RB. Desenvolvimento de competências no trabalho em saúde: educação, áreas do conhecimento e profissões no caso da saúde. Tempus – Actas de Saúde Colet. [Internet] Abr [citado 2015 Jul 06] 2012; 6(2):253-77. Disponível em: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1128/1041

Guimarães EMP, Martin SH, Rabelo FCP. Educación permanente en salud: Reflexiones y desafíos. Cienc. enferm. [Internet]. 2010 Ago [citado 2015 Jul 06]; 16(2): 25-33. Disponible en: http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95532010000200004.

Oliveira FMCSN, Ferreira EC, Rufino FA, Santos MSS. Educación permanente y calidad de la asistencia a la salud: aprendizaje significativo en el trabajo de enfermería. Aquichán [Internet]. 2011 Abr [citado 2015 Jul 06]; 11(1):48-65. Disponible en: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-59972011000100005&lng=en.

Bezerra ALQ, Queiroz ES, Weber J, Munari DB. O processo de educação continuada na visão de enfermeiros de um hospital universitário. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2012 Set [citado 2015 Jul 06]; 14(3):618-25. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/12771/13431

Kurcgant P, organizador. Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU; 2011.

Organização Panamericana de La Salud. Educación Contínua. Guia para la organización de programas de educación continua para personal de salud. Washington: División de Recursos Humanos e Investigación; 1979.

Kurcgant P. Nurses' professional training [editorial]. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2011 Apr [cited 2015 Jun 24]; 45(2): 307-8. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000200001

Kurgant P, organizadora. Gerenciamento em Enfermagem. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2012.

Barros JD. O campo da história. especialidades e abordagens. 9.ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2013.

Padilha MICS, Borenstein MS. O método da pesquisa histórica na enfermagem. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2005 Dec [cited 2015 July 06]; 14(4): 575-84. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000400015

Núcleo de Enfermeiros de Educação Permanente do Paraná. Regimento interno. 2012.

Davini MC. Enfoques, problemas e perspectivas na educação permanente dos recursos humanos de saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde [Internet]. Brasília; 2009 [citado 2015 Jun 15]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf

Sade PMC, Peres AM. Development of managerial competencies of nurses by permanent education services. ATINER'S Conference Paper Series [Internet]. 2015 Mai [cited 2015 Jun 15]; 1429(s/n): [aprox.10 telas]. Available from: http://www.atiner.gr/papers/NUR2015-1429.pdf

Manzo BF, Ribeiro HCTC, Brito MJM, Alves M. Nursing in the hospital accreditation process: practice and implications in the work quotidian. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2012 Feb [cited 2015 July 06]; 20(1): 151-8. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000100020

Rossaneis MA, Gabriel CS, Haddad MDCL, Costa-Melo MR, Bernardes A. Indicadores de qualidade utilizados nos serviços de enfermagem de hospitais de ensino. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2014 Dez [citado 2015 Jul 02]; 16(4):769-76. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/22956

Ekström L, Idvall E. Being a team leader: newly registered nurses relate their experiences. Journal of nursing management [Internet]. 2015 Jan [cited 2015 Jun. 18]; 23(1):75-86. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jonm.12085/full

Salum NC, Prado ML. Continuing education in the development of competences in nurses. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2014 Apr/Jun [cited 2015 Jun. 16]; 23(2):301-8. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720140021600011

Ribeiro JP, Rocha LP. Permanent education in health. An instrument to enhance interpersonal relations in nursing work. Invest. educ. enferm [internet]. 2012 Sep/Dec [cited 2013 Out. 12]; 30(3):412-7. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-53072012000300015&lng=en&nrm=iso

Freire P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2001.

Miccas FL, Batista SHSS. Permanent education in health: a review. Rev Saúde Pública [Internet]. 2014 Feb [cited 2015 Jun.15]; 48(1):170-85. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004498

Jesus MCP, Figueiredo MAG, Santos SMR, Amaral AMM, Rocha LO, Thiollent MJM. Permanent education in nursing in a university hospital. Rev Esc Enferm USP [internet]. 2011 Oct [cited 2013 Out. 21]; 45(5):1229-36. Avaiable from: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500028

Soto-Fuentes P, Reynaldos-Grandón K, Martínez-Santana D, Jerez-Yáñez O. Competencias para la enfermera/o en el ámbito de gestión y administración: desafíos actuales de la profesión. Aquichán [Internet]. 2014 Mar [cited 2015 Jun. 15]; 14(1): 79-99. Available from: http://dx.doi.org/10.5294/aqui.2014.14.1.7

Montanha D, Peduzzi M. Permanent education in nursing: survey to identify the necessities and the expected results based on the workers conception. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2010 Sep [cited 2015 July 07]; 44(3): 597-604. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000300007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v21i2.44335