Open Journal Systems

CARACTERÍSTICAS DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Francisco Gilberto Fernandes Pereira, Sâmia Jucá Pinheiro, Joselany Áfio Caetano, Márcia Barroso Camilo de Ataíde

Resumo


Objetivou-se descrever características de práticas de Educação em Saúde realizadas por estudantes de graduação em enfermagem.Trata-se de estudo descritivo exploratório realizado entre fevereiro e junho de 2015, em uma instituição privada de ensino superior em Fortaleza, estado do Ceará, que analisou, por meio de um formulário padronizado, 60 atividades desenvolvidas por estudantes do nono e décimo período do curso.As principais técnicas educativas utilizadas foram: palestra, jogos educativos e associação de técnicas diversas; realizadas principalmente na atenção primária 38 (63%). A temática geral variou de acordo com o nível de atenção em saúde, porém a orientação de cuidados/tratamentos a grupos específicos foi mais comum em 25 (42%) das ações educativas. Conclui-se que as práticas de Educação em Saúde seguem um modelo eminentemente preventivo, marcadas pela presença do lúdico.


Palavras-chave


Educação em saúde; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v21i2.44209