SEGURANÇA DO PACIENTE NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Patrícia Ilha
  • Vera Radünz
  • Francis Solange Vieira Tourinho
  • Monique Mendes Marinho

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i5.43620

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Cultura, Estudantes de Enfermagem.

Resumo

O estudo buscou conhecer a compreensão de acadêmicos em enfermagem a respeito da segurança do paciente a partir de seu contato com a prática. Estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, realizado em 2014, com 103 alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade federal do Sul do Brasil. Os alunos relataram como principais ações para a segurança do paciente, os cuidados com medicações e a integridade do paciente. Em relação à prática, consideraram o cuidado com o paciente e o comportamento individual e coletivo. Também citaram os erros de outros profissionais e a empatia com o paciente. Demonstram conhecimento sobre a cultura de segurança do paciente, mas esse ainda está relacionado ao empirismo, precisando de maior aprofundamento teórico-científico. Além disso, consideraram a segurança como algo pontual, e não processual e onipresente.

Publicado

17-08-2016

Como Citar

Ilha, P., Radünz, V., Tourinho, F. S. V., & Marinho, M. M. (2016). SEGURANÇA DO PACIENTE NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 21(5). https://doi.org/10.5380/ce.v21i5.43620

Edição

Seção

Artigo Original