DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO EM SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Autores

  • Aline Mara Jacoby Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Karen Cristina Jung Rech Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Hospital Regional de Oeste, Chapecó/SC.
  • Rosana Amora Ascari Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i1.42892

Palavras-chave:

Esterilização, Enfermagem do Trabalho, Saúde do Trabalhador, Riscos Ocupacionais.

Resumo

Este estudo teve por objetivo conhecer o processo de desinfecção e esterilização de materiais em unidades ambulatoriais de saúde do trabalhador, dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Trata-se de estudo de caso realizado em 15 unidades de atendimento ambulatorial de saúde do trabalhador, no período de junho a setembro de 2013, com questionário aplicado individualmente aos profissionais atuantes na área de esterilização na sede da empresa. Todas as unidades utilizam autoclave como método de esterilização, realizada nas salas de procedimentos médico-odontológicos. Foram identificados: falta padronização de rotulagem dos produtos, testes de validação e registros das esterilizações realizadas. A qualidade e segurança do processo de esterilização estão comprometidas nas unidades pesquisadas, necessitando de intervenção na estrutura física e redefinição dos processos de monitoramento e registro das esterilizações para melhoria das condições sanitárias e de segurança do trabalhador.

Biografia do Autor

Aline Mara Jacoby, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Enfermeira. Graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho.

Karen Cristina Jung Rech, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Hospital Regional de Oeste, Chapecó/SC.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho.

Rosana Amora Ascari, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Mestre em saúde Coletiva. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho.

Publicado

16-03-2016

Como Citar

Jacoby, A. M., Rech, K. C. J., & Ascari, R. A. (2016). DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO EM SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE DO TRABALHADOR. Cogitare Enfermagem, 21(1). https://doi.org/10.5380/ce.v21i1.42892

Edição

Seção

Artigo Original