MORTALIDADE PERINATAL E DIFERENÇAS REGIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Tereza Maria Mageroska Vieira UNESPAR - PR
  • Rosana Rosseto de Oliveira Universidade Estadual de Maringá-UEM - PR
  • Verônica de Azevedo Mazza Universidade Federal do Paraná - PR
  • Thais Aidar de Freitas Mathias Universidade Estadual de Maringá - UEM - PR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.42626

Palavras-chave:

Mortalidade perinatal, Mortalidade fetal, Mortalidade neonatal precoce, Sistemas de informação, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se analisar a mortalidade perinatal no Estado do Paraná. Foram analisados todos os óbitos perinatais de residentes no Paraná, de 1999-2010, constantes no Sistema de Informação sobre Mortalidade e Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos. Foram calculadas as diferenças relativas dos coeficientes de mortalidade perinatal, fetal e neonatal precoce, entre 1999-2001 e 2008-2010 segundo Regionais de Saúde. A análise mostrou redução de 28,2% no coeficiente de mortalidade perinatal, 32,2% no neonatal precoce e 25,2% no fetal. Das Regionais de Saúde, destacaram-se a 21ª com aumento de 8,8% no coeficiente de mortalidade neonatal precoce e 1a, 8ª e 16ª Regionais de Saúde com aumento de 5,9%, 12,3% e 12,2% no coeficiente de mortalidade fetal, respectivamente. Apesar do declínio do coeficiente de mortalidade perinatal para o estado, ainda persistem valores elevados em algumas Regionais de Saúde, o que indica necessidade de aprimorar ações no pré-natal e na atenção ao recém-nascido de risco.

Biografia do Autor

Tereza Maria Mageroska Vieira, UNESPAR - PR

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora da Universidade Estadual do Paraná- Campus de Paranavaí. E-mail: mageroska@yahoo.com.br. Endereço: Rua Percy Guimarães Cleves, nº 1466. Jardim Ouro Branco. CEP: 87704-140. Paranavaí, Paraná, Brasil

Rosana Rosseto de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá-UEM - PR

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Participante do Grupo de Estudosem Informações Epidemiológicas e Demográficas de Interesse para a Saúde e para a Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR-Brasil.

Verônica de Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná - PR

Enfermeira. Doutoraem Saúde Coletiva. Professora Adjunta do curso de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba-PR-Brasil. 

Thais Aidar de Freitas Mathias, Universidade Estadual de Maringá - UEM - PR

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.  Maringá-PR-Brasil.

Publicado

2015-12-04

Como Citar

Vieira, T. M. M., Oliveira, R. R. de, Mazza, V. de A., & Mathias, T. A. de F. (2015). MORTALIDADE PERINATAL E DIFERENÇAS REGIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ. Cogitare Enfermagem, 20(4). https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.42626

Edição

Seção

Artigo Original