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FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE TERAPIA OCUPACIONAL DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Rosibeth Del Carmen Muñoz Palm, Miriam Aparecida Nimtz, Maria de Fátima Mantovani, Mariluci Alves Maftum

Resumo


Pesquisa qualitativa com o método de estudo de casos múltiplos que teve o objetivo de descrever
a formação em Saúde Mental na Graduação de Terapia Ocupacional da região sul do Brasil. Os dados foram
coletados mediante análise documental dos Projetos Pedagógicos, Planos de Ensino das Disciplinas de Terapia
Ocupacional em Saúde Mental e entrevista semiestruturada aplicada a 19 Terapeutas Ocupacionais entre abril
e julho de 2013. A análise dos dados foi realizada de acordo com referencial de Robert K. Yin. Os resultados
mostraram que o ensino de Saúde Mental se realiza em diversos pontos da Rede de Atenção Psicossocial e que
o currículo proposto em cada curso analisado articula a formação à realidade da Saúde Mental no seu contexto
regional. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem pode promover a formação generalista, crítica e
reflexiva do Terapeuta Ocupacional, capacitando-o a exercer sua prática profissional em Saúde Mental.


Palavras-chave


Terapia ocupacional; Ensino superior; Saúde mental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v20i2.41423