TEORIA DE PATERSON E ZDERAD: APLICABILIDADE HUMANÍSTICA NO PARTO NORMAL

Autores

  • Nayara Rubia Coelho
  • Lilian Maureira Vergara

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.40323

Palavras-chave:

Enfermagem, Parto humanizado, Teoria de enfermagem.

Resumo

O processo de humanização no parto normal promove a “arte do cuidar humanizado” e a aplicabilidade da teoria humanística constitui um referencial teórico que permite subsídios na relação de troca existencial e dialógica entre enfermeiro e parturiente. O objetivo do estudo foi descrever e refletir a contribuição à relação teórico-prática humanizada no parto normal à luz da teoria humanística. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, exploratório, descritivo de artigos on-line extraídos nas bases de dados: Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem e Scientific Electronic Library Online, publicados no período de 2002 a 2014. Os resultados evidenciaram que a teoria humanística fortalece a identidade do profissional, autonomia, necessidade de refletir o cuidado humanizado, resgatar a vivência do estar-com-ooutro, no encontro dialógico. Assim, o processo pautado na relação do encontro vivido e dialogado contribui para uma assistência eficaz e segura.

Biografia do Autor

Nayara Rubia Coelho

Enfermeira. Formada pela Universidade de Mogi das Cruzes– Campus Villa Lobos - UMC, São Paulo, SP, Brasil.

Lilian Maureira Vergara

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal São Paulo - UNIFESP.                                               Docente de Enfermagem. Universidade de Mogi das Cruzes - Campus Villa Lobos – UMC, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

18-12-2015

Como Citar

Coelho, N. R., & Vergara, L. M. (2015). TEORIA DE PATERSON E ZDERAD: APLICABILIDADE HUMANÍSTICA NO PARTO NORMAL. Cogitare Enfermagem, 20(4). https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.40323

Edição

Seção

Revisão