Open Journal Systems

A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Yole Silveira, Kisna Yasmin Andrade Alves, Viviane Euzébia Pereira Santos, Marta Silvânere Pereira Dantas, Cláudia Cristiane Filgueira Martins, Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvado

Resumo


O estudo objetiva compreender a Pedagogia Vivencial Humanescente, como tecnologia para o ensino, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Trata-se de um ensaio teórico desenvolvido baseado em dois conceitos: a Pedagogia Vivencial Humanescente, que consiste em uma estratégia pedagógica inovadora para o ensino; e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual diz respeito à interação cognitiva entre o novo conhecimento e as experiências prévias, de modo a fortalecer o educando como ser ativo na construção de seu saber. Conclui-se assim que a Pedagogia Vivencial Humanescente apresenta pressupostos coerentes com a Teoria do Aprendizado Significativo, compreendendo importante tecnologia para o ensino, além de contribuir com mudanças paradigmáticas no cenário da educação.


Palavras-chave


Enfermagem; Ensino; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v20i3.39713