A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Yole Silveira
  • Kisna Yasmin Andrade Alves
  • Viviane Euzébia Pereira Santos
  • Marta Silvânere Pereira Dantas
  • Cláudia Cristiane Filgueira Martins
  • Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvado

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.39713

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Aprendizagem.

Resumo

O estudo objetiva compreender a Pedagogia Vivencial Humanescente, como tecnologia para o ensino, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Trata-se de um ensaio teórico desenvolvido baseado em dois conceitos: a Pedagogia Vivencial Humanescente, que consiste em uma estratégia pedagógica inovadora para o ensino; e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual diz respeito à interação cognitiva entre o novo conhecimento e as experiências prévias, de modo a fortalecer o educando como ser ativo na construção de seu saber. Conclui-se assim que a Pedagogia Vivencial Humanescente apresenta pressupostos coerentes com a Teoria do Aprendizado Significativo, compreendendo importante tecnologia para o ensino, além de contribuir com mudanças paradigmáticas no cenário da educação.

Publicado

18-09-2015

Como Citar

Silveira, Y., Alves, K. Y. A., Santos, V. E. P., Dantas, M. S. P., Martins, C. C. F., & Salvado, P. T. C. de O. (2015). A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Cogitare Enfermagem, 20(3). https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.39713

Edição

Seção

Revisão