HIPERMÍDIA EDUCACIONAL SOBRE PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA: PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v19i4.35384Palavras-chave:
Tecnologia da informação, Hipermídia, Enfermagem, Cateterismo periférico, Estudantes de enfermagem.Resumo
Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, com objetivo de identificar a opinião de estudantes
quanto à utilização de uma hipermídia educacional sobre Punção Venosa Periférica no ensino de enfermagem.
Foram entrevistados 12 estudantes de enfermagem de uma universidade pública durante o primeiro semestre de
2013. As entrevistas permitiram a identificação dos núcleos de sentido e de categorização pela análise de conteúdo
e originou quatro categorias: influência da hipermídia no aprendizado, tecnologia educacional como suporte
ao ensino presencial, relação da hipermídia com a prática profissional e dificuldades de acesso. A hipermídia
apresentou resultados positivos, pois a maioria dos acadêmicos relatou que o material ajudou na aprendizagem
e gerou autonomia e interatividade no momento de estudar. Entretanto alguns referiram dificuldade de acesso
a hipermídia relacionado principalmente ao servidor utilizado. Assim a hipermídia mostrou-se uma ferramenta
válida para uso, uma vez que favoreceu o aprendizado e despertou o interesse e a curiosidade dos estudantes.
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