HIPERMÍDIA EDUCACIONAL SOBRE PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA: PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Natasha Frota
  • Lívia Moreira Barros
  • Amanda Costa
  • Zélia Maria Santos
  • Joselany Afio Caetano

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v19i4.35384

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, Hipermídia, Enfermagem, Cateterismo periférico, Estudantes de enfermagem.

Resumo

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, com objetivo de identificar a opinião de estudantes
quanto à utilização de uma hipermídia educacional sobre Punção Venosa Periférica no ensino de enfermagem.
Foram entrevistados 12 estudantes de enfermagem de uma universidade pública durante o primeiro semestre de
2013. As entrevistas permitiram a identificação dos núcleos de sentido e de categorização pela análise de conteúdo
e originou quatro categorias: influência da hipermídia no aprendizado, tecnologia educacional como suporte
ao ensino presencial, relação da hipermídia com a prática profissional e dificuldades de acesso. A hipermídia
apresentou resultados positivos, pois a maioria dos acadêmicos relatou que o material ajudou na aprendizagem
e gerou autonomia e interatividade no momento de estudar. Entretanto alguns referiram dificuldade de acesso
a hipermídia relacionado principalmente ao servidor utilizado. Assim a hipermídia mostrou-se uma ferramenta
válida para uso, uma vez que favoreceu o aprendizado e despertou o interesse e a curiosidade dos estudantes.

Publicado

19-12-2014

Como Citar

Frota, N., Barros, L. M., Costa, A., Santos, Z. M., & Caetano, J. A. (2014). HIPERMÍDIA EDUCACIONAL SOBRE PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA: PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 19(4). https://doi.org/10.5380/ce.v19i4.35384

Edição

Seção

Artigo Original